A disputa pelo comando da prefeitura de Porto Alegre terá os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D'Ávila (PCdoB) no segundo turno das eleições municipais. Ambos terão duas semanas de campanha para conquistar a maioria dos votos dos porto-alegrenses na segunda etapa do pleito, que ocorrerá em 29 de novembro.
Com 100% das urnas, Melo ficou em primeiro lugar com 31,02% dos votos. Manuela fez 29,00%. A diferença de votos entre eles é de apenas 13.083. Em terceiro lugar, aparece o atual prefeito Nelson Marchezan, com 21,07% dos votos.
A campanha do segundo turno começa oficialmente nesta segunda-feira (16), 24 horas após o encerramento do primeiro turno, às 17h. São permitidas carreatas e distribuição de materiais gráficos — que devem ser encerradas até o dia 26 —, assim como o uso de altos falantes, das 8h até 22h, permitido até o dia 28.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 20 de novembro até 27 de novembro de 2020, quando deverá ser encerrado. Os conteúdos divulgados na mídia impressa estão autorizados a partir do dia 16 até o dia 27 também.
Leia mais sobre os candidatos
Uma arrancada ao estilo rastilho de pólvora, nos últimos dias do primeiro turno, alçou Melo (MDB) ao embate final na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Neste domingo (15), o candidato obteve 31,01% dos votos válidos, suficientes para se desgarrar do atual prefeito Nelson Marchezan (PSDB), que, até poucos dias atrás, figurava em uma luta palmo a palmo com o emedebista. Leia mais aqui.
Com foco em propostas, apostando em um discurso moderado e beneficiada pela divisão dos adversários no campo da centro-direita, Manuela D’Ávila (PCdoB) conquistou 29% dos votos válidos. Ao contrário do que indicavam as pesquisas, ficou atrás de Sebastião Melo (MDB) — que acabou beneficiado pelos eleitores de José Fortunati (PTB), fora da disputa. Leia mais aqui.