Correção: José Freitas tem 57 anos, não 53 como publicado entre as 21h30min e as 22h20min. O texto já foi corrigido.
Trinta e cinco vereadores irão, pelos próximos quatro anos, legislar em Porto Alegre. Os novos parlamentares foram eleitos neste domingo (6), quando os porto-alegrenses foram às urnas para votar, também, em um representante para a prefeitura.
No último pleito municipal, em 2020, eram 36 cadeiras disponíveis na Câmara de Vereadores. O número de vagas diminuiu em razão da redução populacional registrada em Porto Alegre.
O candidato mais votado foi Jessé Sangalli, do PL, com 22.966 votos. Já as maiores bancadas formadas foram do PT e do PSOL, com cinco eleitos cada um. Na sequência está o PL, com quatro vereadores (veja a distribuição das cadeiras por partido mais abaixo).
Veja a lista dos vereadores eleitos em Porto Alegre:
Jessé Sangalli (PL) - 22.966 votos
Natural de Porto Alegre, cresceu em Viamão, onde se elegeu vereador pela primeira vez em 2016. Foi agente comunitário e de segurança no Tribunal Regional do Trabalho. Em 2020, elegeu-se vereador da Capital pelo Cidadania. Nas últimas eleições gerais, concorreu a deputado estadual, mas ficou como suplente.
Karen Santos (PSOL) - 20.207 votos
Foi a vereadora mais votada de Porto Alegre em 2020, com 15.702 votos, e integrou a chamada Bancada Negra. Concorreu a deputada estadual em 2022, mas não se elegeu. Assumiu como vereadora pela primeira vez em 2019, como suplente de Fernanda Melchionna, eleita deputada federal. Tem 36 anos, é formada em Educação Física e defensora das pautas antirracistas.
Comandante Nádia (PL) - 18.010 votos
Natural de Porto Alegre, é tenente-coronel da reserva da Brigada Militar. Foi a primeira mulher a comandar um batalhão da BM. Implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha no RS. Em 2022, foi candidata ao Senado pelo RS, mas desistiu da corrida para apoiar a candidatura de Hamilton Mourão. Filiou-se ao PL neste ano e está reeleita para o terceiro mandato.
Ramiro Rosário (Novo) - 16.450 votos
Fundador do Movimento Brasil Livre (MBL) no Rio Grande do Sul, é formado em direito. Entre 2017 e 2020, esteve à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Aos 38 anos, vai para o terceiro mandato na Câmara de Vereadores.
Grazi Oliveira (PSOL) - 14.321 votos
Militante do movimento negro há duas décadas, atua como professora de escola pública. É especialista em Educação Antirracista e mestre em Educação, área em que também cursa doutorado. Foi criada na Cohab Cavalhada, na zona sul da Capital. Foi coordenadora do mandato do deputado estadual Matheus Gomes e almeja restabelecer a bancada negra na Câmara Municipal.
Giovane Byl (Podemos) - 12.115 votos
Líder comunitário, rapper e skatista, tem 35 anos e vai para o segundo mandato como vereador. No atual ciclo da Câmara, é membro da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE). Fundador do Movimento Jovem Mario Quintana, que atua com jovens da comunidade homônima na zona norte da Capital, iniciou na vida pública como delegado do Orçamento Participativo, em 2011.
Pedro Ruas (PSOL) - 12.070 votos
Eleito para o sétimo mandato como vereador, tem 68 anos e é advogado da área trabalhista. Foi militante do PDT por anos, época em que foi secretário estadual de Obras e Saneamento do governo Olívio Dutra (PT). Pelo PSOL, foi o vereador mais votado de Porto Alegre em 2012. Também foi deputado estadual entre 2015 e 2018.
Roberto Robaina (PSOL) - 10.033 votos
É formado em história e iniciou sua trajetória política no PT. Abandonou a sigla por discordar da expulsão de Luciana Genro, Heloísa Helena e Babá, em 2003, e fundou o PSOL ao lado dos dissidentes. Pelo partido, concorreu a governador do Estado e a prefeito de Porto Alegre. Elege-se para o terceiro mandato como vereador.
Moisés Barboza (PSDB) - 8.603 votos
Também conhecido como Maluco do Bem, se elege vereador de Porto Alegre pela segunda vez. Começou a sua vida na Câmara de Vereadores em 2016. Após ter ficado como suplente, ocupou a vaga de Ramiro Rosário, que se tornou secretário de Nelson Marchezan. Na ocasião, foi líder do governo na Casa.
Gestor público, 45 anos, fundou a ação social Malucos do Bem. A entidade se dedica a ações solidárias de conscientização para temas da juventude e iniciativas de mobilização em comunidades.
Jonas Reis (PT) - 8.235 votos
Professor de música e pedagogo, vai para o segundo mandato como vereador. Já atuou na rede municipal e estadual de ensino. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). É o atual líder da bancada do PT em Porto Alegre.
Gilvani O Gringo (Republicanos) - 7.891 votos
De nome completo Gilvani Dall Oglio, é empresário e elege-se para o primeiro mandato como vereador. Ganhou notoriedade pela atuação em resgates e arrecadações durante a enchente que atingiu a Capital em maio deste ano. Foi candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu.
Marcelo Bernardi (PSDB) - 7.759 votos
Integrou a atual legislatura como suplente de Kaká D’ávila, que deixou a Câmara após eleger-se deputado estadual no pleito de 2022. Foi conselheiro tutelar por quatro mandatos. Entre suas principais bandeiras está a defesa das crianças e dos adolescentes.
Tiago Albrecht (Novo) - 7.615 votos
Completa no atual ciclo da Câmara de Vereadores o mandato iniciado por Felipe Camozzato. Teólogo, comunicador e radialista, tem 39 anos. Declara-se um conservador e opositor da ideologia marxista. Para exercer a vida política, se licenciou como pastor luterano, função que exerceu por 10 anos.
Alexandre Bublitz (PT) - 7.144 votos
Esta é a primeira eleição do pediatra natural de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já trabalhou nas unidades de pronto atendimento da prefeitura de Porto Alegre e atuou em missões humanitárias na Nigéria, por meio da ONG Médicos Sem Fronteiras.
Gilson Padeiro (PSDB) - 7.070 votos
Elege-se para o segundo mandato como vereador. Foi candidato nas eleições municipais de 2008, 2012 e 2016, mas acabou ficando como suplente. É formado em Gestão Pública. Usa a alcunha de “padeiro” porque, na infância, vendia pães produzidos pela mãe.
Fernanda Barth (PL) - 7.063 votos
Aos 52 anos, é mestre em Ciência Política, palestrante e jornalista. Foi suplente de vereadora na eleição de 2016 e de deputada estadual em 2018. Foi eleita vereadora pela primeira vez em 2020. Em 2022, concorreu a deputada estadual. Entre essas eleições, migrou do PP para o Novo, PRTB, PSC e, por último, para o PL.
José Freitas (Republicanos) - 6.746 votos
Aos 57 anos, elege-se para o quarto mandato como vereador. Foi conselheiro tutelar e secretário municipal de Segurança no governo de José Fortunati. Graduado em gestão ambiental, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara e atualmente integra a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação.
Marcos Felipi (Cidadania) - 6.618 votos
Chefiou a Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre durante a administração de Sebastião Melo. Aos 31 anos, é advogado pós-graduado em gestão pública e direito administrativo e exercerá o seu primeiro mandato como vereador. Marcos foi candidato também em 2020 e 2016.
Mariana Lescano (PP) - 6.389 votos
Advogada e policial penal de 37 anos. Candidatou-se a vereadora em 2020, pelo PRTB, e a deputada estadual em 2022, pelo PP. Ainda filiada ao Progressistas, elege-se para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É apoiadora de Jair Bolsonaro e define-se como "armamentista" e "conservadora" nas redes sociais.
Claudia Araujo (PSD) - 6.321 votos
A gestora pública de 56 anos foi eleita como vereadora pela segunda vez. Será sua terceira passagem pela Câmara, já que em 2016 ficou como suplente, mas assumiu, na sequência, uma cadeira. Entre as bandeiras de seu trabalho estão educação, acessibilidade, saúde pública e inclusão. É reconhecida por mais de uma década de trabalho voluntário.
Márcio Bins Ely (PDT) - 6.296 votos
Reeleito para o sexto mandato, aos 49 anos, é advogado e corretor de imóveis. Preside o Creci-RS. Nas últimas duas eleições gerais se candidatou a deputado estadual, sem conseguir se eleger. Trabalhou como secretário municipal do Planejamento e dos Esportes da Capital em 2006.
Psicóloga Tanise Sabino (MDB) - 6.270 votos
Psicóloga e natural de Porto Alegre, vai para o seu segundo mandato na Câmara Municipal. Em 2020, foi eleita pelo PTB. Já foi secretária adjunta na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento. Atualmente é membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Procuradoria da Mulher e da Comissão de Ética. Em 2022, foi candidata a vice-governadora na chapa de Luís Carlos Heinze (PP).
Juliana de Souza (PT) - 6.261 votos
Servidora pública de Porto Alegre, sendo professora de educação especial. É bacharela em relações internacionais pela UFRGS, pedagoga, especialista em gestão de políticas públicas e mestra em educação. Nascida há 32 anos, viveu parte da sua vida junto da família no Jardim Ypu, Morro Santana e Sarandi. Atualmente, mora no Centro Histórico.
Rafael Fleck (MDB) - 5.908 votos
Advogado, é herdeiro político do ex-vereador Mauro Zacher, de quem foi chefe de gabinete por cinco mandatos, até o falecimento do parlamentar, em 2022. Foi conselheiro tutelar e concorreu nas eleições de 2022 a deputado estadual, ficando como um dos suplentes da bancada do PDT. Durante o governo de José Fortunati, assumiu a Secretaria de Obras e Viação por cerca de um ano e meio. Após convite pessoal do prefeito Sebastião Melo (MDB), deixou o PDT e assinou filiação no MDB.
Vera Armando (PP) - 5.693 votos
Jornalista e publicitária com mais de três décadas de carreira. Nos últimos anos, atuou como apresentadora da TV Pampa. Elege-se para o primeiro mandato na Câmara Municipal. Aos 67 anos, esta foi a primeira vez que concorreu a um cargo legislativo. Durante a campanha, definiu-se como "defensora da livre iniciativa".
Mauro Pinheiro (PP) - 5.661 votos
Elege-se para o quinto mandato como vereador, tendo passado por PT, Rede, PL e PP, seu partido atual. Ao longo da trajetória, presidiu a Câmara Municipal em 2015 e em 2024 e chegou a assumir como prefeito em exercício. Tem 58 anos e é formado em gestão pública.
Erick Dênil (PCdoB) - 5.376 votos
Líder comunitário de 30 anos, elege-se para o primeiro mandato como vereador. Candidatou-se à Câmara em 2020, mas não conseguiu se eleger. Afirma ter as periferias da Capital como foco de seu futuro mandato.
Professor Vitorino (MDB) - 5.315 votos
Professor e historiador, também já atuou como motorista, vendedor e office boy. Foi secretário adjunto de Serviços Urbanos da Capital e elege-se para o primeiro mandato como vereador. Candidatou-se ao cargo em 2016 e 2020, mas não conseguiu se eleger.
Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) - 4.902 votos
Assumiu a vereança ao substituir Bruna Rodrigues, iniciando o primeiro mandato coletivo da Casa. O cientista social de 30 anos é o único vereador de Porto Alegre que se declara gay. É militante do movimento LGBT+. Também fazem parte do coletivo os covereadores Airton Silva, Tássia Amorim, Vivian Aires e Fabíola Loguercio.
Aldacir Oliboni (PT) - 4.869 votos
Jornalista e trabalhador da saúde, foi diretor do Sindisaúde e presidente da Associação dos Servidores do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É integrante da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Foi deputado estadual e vai, agora, para o sexto mandato como vereador. Foi líder da bancada do PT na Câmara e vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
Natasha (PT) - 4.718 votos
Identifica-se como mulher travesti e, pelo PSOL, ficou como suplente à vereança nas últimas eleições. Assumiu vaga na Câmara de Vereadores por uma semana, quando Roberto Robaina tirou licença e, no período, propôs cotas para pessoas trans e travestis no serviço público e qualificação em direitos humanos para os servidores municipais. Foi a primeira pessoa trans nomeada como assessora na Assembleia Legislativa do RS.
Carlo Carotenuto (Republicanos) - 4.644 votos
Elege-se para o primeiro mandato como vereador, na primeira vez em que concorreu ao cargo na Capital. É natural de Mogi das Cruzes, em São Paulo, e atua como pastor evangélico. Suas principais bandeiras são a educação infantil e a saúde pública.
Atena Roveda (PSOL) - 4.260 votos
Foi a primeira mulher transexual a tomar posse na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2022, durante licença do vereador Márcio Bins Ely (PDT). Foi líder do PDT Diversidade e, em 2022, migrou para o PSOL. Aos 33 anos, elege-se pela primeira vez como vereadora. É formada em filosofia e tem seis livros de poesia publicados.
Hamilton Sossmeier (Podemos) - 4.053 votos
Aos 62 anos, foi eleito como vereador da Capital pela segunda vez. Em 2016, saiu do pleito como suplente, mas assumiu uma cadeira no decorrer da legislatura. Presidiu a Câmara em 2023. Iniciou na política pela Juventude Democrática Social (JDS). Encabeçou a comissão que analisou o impeachment do ex-prefeito Nelson Marchezan.
Coronel Ustra (PL) - 2.669 votos
Primo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado por tortura na ditadura militar, é estreante em eleições. Durante o governo Jair Bolsonaro, exerceu cargo no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). É tenente-coronel do Exército Brasileiro.