Decidida a consolidar o favoritismo nas pesquisas e a não cometer deslizes às vésperas da votação, a candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D’Ávila (PCdoB) decidiu dedicar toda a quinta-feira (12) aos preparativos para o último debate antes do pleito. Focada no projeto de se tornar a primeira prefeita da Capital, Manuela optou por passar o dia em casa, sem falar com a imprensa, lendo e se concentrando para o encontro promovido por Rádio Gaúcha e GZH, a partir das 20h.
O evento será realizado no formato drive-in, no estacionamento do Grupo RBS, seguindo todos as recomendações sanitárias. Os postulantes ao Executivo permanecerão dentro de carros, acompanhados de um assessor e sem contato físico com as demais pessoas envolvidas.
Coordenador da campanha de Manuela e membro da executiva nacional do PCdoB, Marcio Cabreira diz que a decisão de dedicar toda a agenda desta quinta-feira ao debate é estratégica.
— É o episódio mais importante da reta final e, com os últimos acontecimentos (reviravolta jurídica que levou José Fortunati a renunciar à candidatura e a apoiar Sebastião Melo), as pessoas vão estar ainda mais antenadas — projeta Cabreira.
Segundo Mari Perusso, integrante da equipe do programa de governo de Manuela, a candidata optou por fazer a pausa para revisar propostas e atualizar dados. Os principais pontos do plano de gestão da ex-deputada envolvem medidas para enfrentar a pandemia, da vacina à recuperação das aulas na rede municipal, a questão do microcrédito para ajudar na saída da crise, soluções na área de emprego e renda e ações voltadas ao futuro do transporte público na Capital.
Uma das preocupações de Manuela é estudar iniciativas já adotadas com êxito e que possam embasar seus argumentos nos diferentes temas.
— A ideia é dar uma desligada da agenda de campanha e se concentrar, porque é o último debate do primeiro turno, tem grande audiência e ocorre em uma semana de grandes acontecimentos. É importante ela estar preparada — afirma Mari.
Além de Manuela, que lidera as pesquisas de intenção de voto, participarão do encontro Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), Juliana Brizola (PDT), Nelson Marchezan (PSDB), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD). A renúncia de Fortunati, que nesta quinta-feira formalizou apoio a Melo, o excluiu do evento.
Até o início da tarde, a ex-deputada não havia comentado a decisão de Fortunati. Conforme a assessoria de comunicação da candidata, ela não se manifestaria sobre o assunto. Na última quarta-feira (11), ela havia lamentado a saída do ex-prefeito da disputa, ocasionada por ação de um candidato a vereador da coligação de Melo. A reviravolta de última hora pode alterar os rumos da eleição.
Como acompanhar o debate
- Data: quinta-feira (12)
- Horário: 20h
- Onde: ao vivo na Rádio Gaúcha, com transmissão em vídeo em GZH e ampla cobertura antes, durante e depois em GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho
Como assistir pela TV
- Se você tem uma smart TV, deve abrir o menu de aplicativos (o mesmo local em que se conecta às plataformas de streaming) e escolher o YouTube
- Na sequência, é só procurar pelo canal de GZH e clicar no vídeo do debate, que estará ocorrendo ao vivo
- Se você não tem uma smart TV, mas seu aparelho e seu computador têm entradas HDMI, pode conectar ambos com o cabo e acessar o YouTube normalmente pelo computador. A TV reproduzirá a tela do computador