Se havia ceticismo quanto ao apoio pessoal de José Fortunati (PTB) à candidatura de Sebastião Melo (MDB) à prefeitura de Porto Alegre, a dúvida se desfez nesta quinta-feira (12), a três dias de a população ir às urnas.
Um dia após renunciar devido à impugnação do seu vice André Cecchini (Patriota), o que poderia anular todos os votos recebidos, Fortunati disponibilizou vídeo no início da tarde em que seguiu a decisão do seu partido. O PTB já havia anunciado apoio a Melo na véspera, mas o ex-prefeito não participou deste primeiro ato, abrindo dúvida sobre o seu engajamento.
— Gostaria, também, de pedir o teu voto para o Melo, no 15. Ele foi meu vice, conhece a cidade está preparado para ser prefeito — disse o ex-prefeito, em vídeo nas redes sociais.
A publicação desfez a expectativa sobre o rumo de Fortunati, já que havia desconforto e mágoa nos bastidores por conta de a ação judicial que lhe barrou ter partido de um candidato a vereador do PRTB, partido aliado de Melo. O fato foi a principal notícia do dia para a campanha do MDB, que acreditava em maior transferência de votos em caso de apoio explícito de Fortunati.
Quem postou primeiro o vídeo de apoio nas redes sociais foi o próprio Melo, mas, horas depois, o conteúdo foi removido da sua conta. A explicação da assessoria da campanha é de que se tratou de uma cautela jurídica, considerando que a renúncia do petebista foi política, sem o oficial registro deste ato no TRE.
Pela manhã, acompanhado de militantes do PTB, Melo fez uma caminhada no bairro Mario Quintana. Depois, se reuniu com candidatos a vereador do PSC, sigla coligada, e fez a gravação de vídeos para distribuição na internet.
Pela tarde, o tempo foi reservado para descanso e preparação ao debate da Rádio Gaúcha, o último a ser realizado no primeiro turno das eleições em Porto Alegre.