Correção: o deputado eleito Gaúcho da Geral é torcedor do Grêmio, mas não chefe de torcida. O termo incorreto permaneceu publicado no título desta notícia entre 13h46min e 17h08min. O texto foi corrigido.
O rol de eleitos para representar o Rio Grande do Sul na Assembleia e na Câmara inclui um torcedor folclórico do Grêmio, cantor nativista, carteiro e apresentador de TV. Os deputados, todos estreantes, assumem em fevereiro do ano que vem para mandatos de quatro anos.
Entre os nomes peculiares, está o Gaúcho da Geral (PSD), um torcedor do Grêmio famoso por frequentar jogos pilchado. O novo deputado chama-se Juliano Franczak. Em 2013, foi motivo de comoção ao ser agredido pelas costas com socos e golpes de cassetete por policiais militares na Arena por carregar uma bengala com a bandeira do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, foi intimado pela Polícia Civil para depor no caso de racismo contra o goleiro Aranha.
Aposta do ex-goleiro Danrlei (PSD), o correligionário levou 43.012 votos. Já na seara da música, os gaúchos elegeram o cantor nativista Luiz Marenco (PDT). O cantor de Batendo Água levou mais de 27 mil votos.
Na lista da Assembleia, também estão Neri, O Carteiro (Solidariedade), um concursado dos Correios desde a década de 1990 com passagem pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, que arrematou 27.808 votos, e Rodrigo Maroni (Podemos), vereador de Porto Alegre. Defensor das causas animais, Maroni é autor de propostas polêmicas. Entre elas, a prisão perpétua em clínica psiquiátrica para quem for sarcástico com animais, a adoção obrigatória de cães ou gatos e o uso de coleiras eletrônicas para assassinos de animais. Nenhuma passou.
Em 2017, o vereador envolveu-se em uma controvérsia com a Polícia Civil. Denunciou um suposto atentado, mas o delegado responsável pelo caso disse que nada aconteceu. No último domingo (7), teve o voto de 26.449 eleitores.
Na Câmara, os eleitores deram duas das 31 vagas para nomes ligados à TV. Bibo Nunes (PSL), que atualmente apresenta o Bibo Nunes Show, no Canal Bah!, recebeu 91.664 votos. Ele é conhecido pelo bordão "Isso é sucesso". Em plenário, também estará Daniel Trzeciak, o Daniel da TV (PSDB), apresentador de programas de rádio e TV em Pelotas. O jornalista conquistou 74.789 votos.