No início da última sessão ordinária de 2023, os parlamentares de Caxias do Sul elegeram, por unanimidade, a composição da Mesa Diretora que vai comandar a Câmara de Vereadores no próximo e último ano da atual legislatura. Marisol Santos (PSDB) foi confirmada como presidente, seguindo o acordo informal firmado no início das legislaturas, de realizar rodízio da presidência entre os partidos com as maiores bancadas.
Marisol terá ao seu lado os vereadores:
- Adriano Bressan (PRD), como 1º vice-presidente.
- Renato Oliveira (PCdoB), como 2º vice-presidente.
- Felipe Gremelmaier (MDB), como 1º secretário.
- Zé Dambrós (PSB), como 2º secretário.
Desde o início da atual legislatura, em 2021, já passaram pelo comando da Câmara PTB (agora PRD), PT e PSB. Os partidos que, assim como os tucanos, têm três parlamentares nas suas bancadas, foram representados na presidência por Velocino Uez, Denise Pessôa e Zé Dambrós (atual presidente), respectivamente. O critério da proporcionalidade — que leva em conta os vereadores e partidos com mais votos nas últimas eleições — é adotado para definir informalmente as siglas que irão presidir o Legislativo e também as vagas nas comissões parlamentares.
Após a definição da Mesa, Marisol disse estar muito feliz pelo desafio, e destacou o momento histórico por ser a segunda mulher presidente da Câmara nesta legislatura — além de Denise Pessôa (PT), que liderou a Casa em 2022. A vereadora também enfatizou que foi a primeira vez, nesta legislatura, que houve chapa única e também eleita por unanimidade. No seu discurso de defesa da chapa, antes de ser confirmada, a tucana destacou que a gestão será pela "construção, entendimento e convergência de ideias".
— O que nos une é a vontade de fazer mais pelas pessoas, de nos qualificarmos pra estar aqui, de nos esforçarmos para fazer o que entendemos ser o melhor pra comunidade de Caxias do Sul. Todos aqui torcem para que nossa cidade cresça e se desenvolva cada vez mais. Por que antes de políticos, de vereadores, somos cidadãos. Vivemos em Caxias do Sul, pagamos impostos, usamos os serviços, consumimos, passeamos, trabalhamos, vivemos aqui. Queremos o melhor pra nossa Caxias. Teremos muito trabalho para levar adiante as obras e demandas já iniciadas em 2023, assim como para colocar de pé alguns projetos importantes de qualificação das nossas equipes e de aproximação do legislativo e a nossa comunidade — falou a vereadora.
Nesta última sessão ordinária, pela manhã, os vereadores analisam o reajuste de salário dos servidores públicos (que devem ganhar aumento de 1%, mais o reajuste da inflação). Durante a tarde, uma sessão extraordinária deve ser convocada para a apreciação de mais propostas. Entre elas, devem aparecer a PPP da educação infantil e o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). Em reunião pela manhã, os vereadores decidiram que irão votar todos os projetos nesta quinta, ou seja, a sessão extraordinária se estenderá até a conclusão de todas as apreciações. Não haverá novas sessões nesta sexta-feira (15).
Comissões permanentes definidas
As composições das comissões permanentes também foram definidas, em reunião dos vereadores na manhã desta quinta, após a eleição da Mesa.
- Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL): Velocino Uez (PRD, presidente), Elisandro Fiuza (Republicanos), Felipe Gremelmaier (MDB), Isabela Rech Schumacher (Novo)* e Tatiane Frizzo (PSDB).
- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário e Turismo: Tatiane Frizzo (PSDB, presidente), Ricardo Zanchin (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Gilfredo De Camillis (PSB) e Isabela Rech Schumacher (Novo)*.
- Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA): Olmir Cadore (PSDB, presidente), Adriano Bressan (PRD), Renato Oliveira (PCdoB), Estela Balardin (PT) e Rafael Bueno (PDT).
- Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer: Adriano Bressan (PRD, presidente), Ricardo Zanchin (Novo), Alberto Meneguzzi (PSB), Rose Frigeri (PT) e Rafael Bueno (PDT).
- Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (Cduth): Alberto Meneguzzi (PSB, presidente), Tatiane Frizzo (PSDB), Adriano Bressan (PRD), Lucas Caregnato (PT) e Lucas Diel (PDT).
- Comissão de Legislação Participativa e Comunitária: Estela Balardin (PT, presidente), Gladis Frizzo (MDB), Clóvis de Oliveira "Xuxa" (PRD) e Gilberto De Camillis (PSB).
- Comissão do Idoso: Rafael Bueno (PDT, presidente), Elisandro Fiuza (Republicanos), Gladis Frizzo (MDB), Clóvis de Oliveira "Xuxa" (PRD) e Gilfredo De Camillis (PSB).
- Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo: Gladis Frizzo (MDB, presidente), Velocino Uez (PRD), Zé Dambrós (PSB), Sandro Fantinel (PL) e Lucas Diel (PDT).
- Comissão de Direitos Humanos e Cidadania: Lucas Caregnato (PT, presidente), Juliano Valim (PSD), Renato Oliveira (PCdoB), Rose Frigeri (PT) e Lucas Diel (PDT).
- Comissão de Segurança Pública e Proteção Social: Alexandre Bortoluz (PP), Isabela Rech Schumacher (Novo)*, Adriano Bressan (PRD), Velocino Uez (PRD) e Sandro Fantinel (PL).
- Comissão de Acessibilidade, Inclusão Social e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Gilfredo De Camillis (PSB, presidente), Tatiane Frizzo (PSDB), Lucas Caregnato (PT), Elisandro Fiuza (Republicanos) e Olmir Cadore (PSDB).
- Comissão de Ética Parlamentar: Lucas Diel (PDT, presidente), Ricardo Zanchin (Novo), Alexandre Bortoluz (PP), Rose Frigeri (PT) e Gladis Frizzo (MDB).
* A vereadora suplente Isabela Rech Schumacher (Novo) compõe os grupos no lugar de Maurício Scalco (PL), que está licenciado até o início de janeiro e, quando retornar, assume o lugar de Isabela nas comissões.