O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o governador em exercício, Gabriel Souza, de quem recebeu a confirmação de que o município receberá recursos do Estado para iniciar as obras de desassoreamento de arroios. O encontro foi no Palácio Piratini.
As ações fazem parte do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), que busca a limpeza de canais e sistemas pluviais de cidades que, em decorrência da chuva de abril e maio do ano passado, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.
Nesta primeira etapa, serão recuperados trechos no Arroio Biazus, nas comunidades de Linha 30, Vila Jansen e Bairro Centenário, e no Arroio Barracão, em Vila Rica. O objetivo é retirar todo material que ficou depositado no fundo e leito dos córregos, diminuindo o impacto de possíveis novas cheias.
Para essas iniciativas, serão alocados mais de R$ 700 mil em Farroupilha. A empresa que realizará o serviço já está contratada pelo governo estadual.
– Há muito trabalho de recuperação a ser feito nos nossos arroios. Não podemos esperar novas catástrofes com o cenário deixado pela anterior. Essa articulação entre prefeitura e governo, e a busca pelos recursos necessários, é um importante passo para atingirmos esse objetivo – aponta Jonas.
Nesta terça (14), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) visitará o município já com a empresa responsável, para dar início ao processo de levantamento de informações.