Depois de eliminar Andrey Rublev na primeira rodada do Australian Open, João Fonseca terá mais um europeu pelo caminho no Grand Slam. O brasileiro de 18 anos irá enfrentar o italiano Lorenzo Sonego em Melbourne na Austrália. A partida ainda não tem data e horários definidos. Mas deve acontecer na quinta-feira, caso o mau tempo não venha a atrapalhar a programação do torneio.
O italiano venceu nesta terça-feira (14), mais cedo, o suíço Stan Wawrinka, dono de três títulos de Grand Slam, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 7/5 e 7/5.
Aos 29 anos, Sonego é o atual número 55 no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), mas sua melhor posição foi a 21ª posição em 2021. Atualmente, é o sétimo melhor tenista da Itália, de acordo com a lista da associação. Mesmo assim, ele fez parte da equipe que venceu a Copa Davis de 2023.
As duas melhores campanhas dele em torneios desse porte foram em Roland Garros, quando atingiu as oitavas de final em 2020 e 2023.
Polêmica com Nadal
Sonego viveu uma polêmica em partida contra Rafael Nadal em 2022. Jogando na tradicional quadra de Wimbledon, o italiano estava "gritando" muito depois de bater com a raquete na bolinha, conforme o espanhol. Nadal chegou a interromper a partida e se dirigir ao centro da quadra para reclamar. Depois, o espanhol admitiu que exagerou na sua reação.
Além de tenista, o italiano também é, curiosamente, cantor. Sonego tem três músicas lançadas no Spotify. A canção de lançamento dele "Un Solo Secondo" ("Um Só Segundo"), já foi tocada mais de um milhão de vezes na plataforma.
— Eu trabalho em minha música com meu melhor amigo e é muito bom. Quando éramos jovens, cantávamos juntos algumas músicas e tentávamos escrever algumas palavras. Depois decidimos fazer uma música de verdade juntos — comentou o tenista.
Adversários na Austrália, João e Sonego já se enfrentaram em uma oportunidade no ano passado, em Bucareste, em um ATP 250 na Romênia. O brasileiro levou a melhor por 2 sets a 0.