As bancas de revistas na Praça Dante Alighieri e ao lado do antigo Postão, em Caxias do Sul, agora vendem salames, queijos, sucos e outros produtos da agroindústria. A mudança de perfil foi autorizada por meio de um decreto assinado na quinta-feira (5) pelo prefeito Daniel Guerra, ou seja, dois dias depois de a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul ter aprovado a transformação das bancas de jornais e revistas em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. O projeto do Legislativo ainda não foi sancionado pelo prefeito.
Leia mais
Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas
"Aqui jaz uma banca" declara funcionária de estabelecimento desocupado em Caxias do Sul
Proprietários recorrem de decisão judicial que permitiu fechamento de bancas em Caxias
Banca de revista da praça Dante em Caxias é demolida pela prefeitura
A venda de produtos coloniais começou nesta sexta-feira (6), mas apenas na Praça Dante Alighieri, onde funcionava a Banca da Ana. No caso da estrutura ao lado do antigo Postão, a intenção é abrir para o público na próxima semana. Ainda neste mês, a Secretaria Municipal da Agricultura (Smapa) pretende reabrir outras duas bancas: na Praça João Pessoa e na Rua Alfredo Chaves, ao lado da prefeitura. Esses pontos venderão produtos orgânicos.
A prefeitura já havia sinalizado a intenção de usar os espaços para o comércio dos produtos da agricultura local em setembro. As bancas foram fechadas em julho sob a alegação de que os proprietários não tinham contrato com o município para operar no local.
Segundo a prefeitura, o horário de funcionamento das bancas ainda está em fase de testes por parte da Smapa e dos produtores. A gestão ficará sob a responsabilidade da Sampa, mas a operação e logística ficará a cargo dos comerciantes. Conforme o Executivo, todos os agricultores legalizados podem disponibilizar seus produtos nesses locais.