Não há distância para se fazer o bem. De Vacaria, Carmen Elisa Boeira Reschke, 50 anos, saiu por volta das 7h com um grupo de dez amigos em direção ao Hemocentro de Caxias do Sul. A telefonista já sentiu na pele a necessidade de encontrar doadores.
- Lá em Passo Fundo, há alguns anos, minha mãe foi internada e eu corri atrás de doadores. A partir daí percebi o quanto importante é participar destas campanhas. Sou doadora há quase 15 anos, revela.
O Hemocentro de Caxias do Sul estendeu suas atividades até às 14h de sábado (5) pois os estoques do sangue O- e O+ estavam em estado crítico. Também estavam em estado de alerta os estoques do tipo A+ e A-. De acordo com o gerente administrativo do Hemocs, Felipe Molina, o interesse aumenta aos fins de semana.
- Nós agendamos durante a semana 84 doadores para este sábado e até o final da manhã quase 60 pessoas já se apresentaram para contribuir com a doação. Outros ainda podem chegar sem agendamento.
Ricardo Ciai, 33 anos, chegou por volta das 09h para contribuir com a campanha. O operador de caixa natural de São Paulo está a cinco meses na cidade. Mesmo nem conhecendo muito bem o chão onde está pisando, quis ajudar quem mais precisa.
- Ajudar as pessoas faz bem. Cheguei para um novo recomeço na minha vida e doar sangue pode ser um recomeço para outro também.
Quem ainda não doou sempre há tempo. As condições básicas para a doação são idade entre 18 e 69 anos - 16 ou 17 anos podem doar mediante autorização dos pais - pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (54) 9 8418-8487 e pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. O Hemocs está localizado na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento é das 8h15min às 16h45min (sem fechar ao meio-dia).