Uma reunião entre a Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul e diversos órgãos, na tarde desta terça-feira (17), definiu uma série de medidas para proteger pessoas em situação de rua do frio intenso nos próximos dias, além dos efeitos da tempestade Yakecan, que se aproxima da Serra. A reunião contou com a presença de representantes do Centro Pop Rua, das casas de passagem, da Fundação Caxias, da Cruz Vermelha, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea e também da Defesa Civil.
Uma das ações é a ampliação temporária de vagas nas três casas de passagem, passando de 120 para 160. A abordagem social e o sobreaviso da FAS também terão seus serviços intensificados para encaminhar pessoas em situação de rua para os locais. Em caso de negação ao acolhimento, serão ofertados agasalhos e cobertores.
Nas casas de passagem, está sendo estudada a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 e também contra a gripe, pela Cruz Vermelha. A assistência social disponibilizará equipamentos de proteção individual (EPIs) aos usuários e trabalhadores.
Agasalhos, toucas, meias, luvas, blusões e cobertores podem ser doados na Fundação Caxias e na sede da Cruz Vermelha, para que sejam distribuídos à população em vulnerabilidade. Para doar, a população pode entrar em contato pelo (54) 3223-0528 (Fundação) ou pelo (54) 3538-3448 (Cruz Vermelha).