Desde a noite de segunda-feira (16), uma tempestade subtropical começou a se formar na costa do Rio Grande do Sul. Ela foi batizada de Yakecan e pode causar ventos acima de 100km/h. Dessa forma, até a noite de quarta-feira (18), o evento climático pode ocorrer do extremo sul e leste do estado gaúcho até o litoral sul de Santa Catarina.
De acordo com informações recebidas pela Defesa Civil do Estado, ventos mais fortes também podem ocorrer nas áreas mais altas da Serra Gaúcha. Por conta da previsão de baixas temperaturas na região, vários municípios estão sujeitos a receber chuva congelada e, até mesmo, neve.
A Defesa Civil de Caxias do Sul diz estar preparada e em prontidão para auxiliar as pessoas com menos recursos e em situação de vulnerabilidade social. O alerta também é para que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores e que protejam os animais domésticos, não os deixando para fora de casa. Informações podem ser consultadas pelos telefones (54) 9 8404-0778 ou (54) 3218-6000 ramal 6341.
— As informações são atualizadas de tempo em tempo, podendo não se concretizar ou atingir outras áreas. Estamos em alerta 24 horas pelo telefone funcional da Defesa Civil e com estoque de lonas para garantir quaisquer transtornos — disse o coordenador de Proteção Social e Defesa Civil de Caxias, Maurício Abitante.