A Serra amanheceu com registros de baixas temperaturas e formação de chuva congelada em São Francisco de Paula. O fenômeno foi registrado na madrugada dessa terça-feira (17) e acompanha a expectativa dos meteorologistas de frio intenso para esta semana.
A chuva congelada foi registrada pelo aposentado Iliseo Hentz, 54 anos, por volta das 3h. Ele é morador de Porto Alegre e está na cidade dos Campos de Cima da Serra a trabalho. Ao perceber o barulho da chuva, levantou da cama e foi acompanhar o fenômeno climático.
— Tenho costume de levantar à noite e vi que estava pingando no telhado. Fui na rua olhar e vi que tinha uns floquinhos no meio. Como era uma chuva bem fininha, ficou mais difícil visualizar. Ficou a manhã toda garoando e a impressão é que tem flocos. Mas é uma garoa, difícil até de visualizar — afirma.
Ao visualizar os vídeos, a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, disse que se trata de chuva com chuva congelada. Segundo os meteorologistas, a chuva congelada ocorre quando gotas de água congelam ao deixar a nuvem, passando por uma camada de ar muito frio, e derretem após tocar no chão.
Já sobre a neve, a orientação, segundo ela, é que os moradores, ao registrarem, gravem o fenômeno em alguma roupa na cor preta ou na superfície de um automóvel para que seja possível ver o branco da neve de forma mais objetiva. Se grudar, de acordo com ela, é neve.
A região vive expectativa de neve. Há chances de precipitações invernais, que são neve, chuva congelada e chuva congelante, nos pontos mais altos da Serra, como São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Bom Jesus e Vacaria. O fenômeno pode ocorrer entre a noite de terça-feira (17) e a madrugada de quarta-feira (18).
Além disso, nesta madrugada, Cambará do Sul e São José dos Ausentes registraram as temperaturas mais baixas do Estado, segundo a Climatempo. Em Cambará, a mínima foi de com 3,8°C, mas com sensação térmica de -4°C. Em São José dos Ausentes, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram mínima de 2°C e sensação de -8°C.