A previsão do tempo com fortes rajadas de vento, que podem chegar a 110 km/h, além da chuva, ocasionados pela tempestade Yakecan, junto ao frio intenso que atinge a Serra gaúcha vem alterando a rotina de alunos da região.
Em Vacaria, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da rede municipal na quarta-feira (18), além também do campus Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na cidade. A suspensão das aulas nas escolas municipais na quarta também foi adotada pela prefeitura de Gramado. Além disso, os projetos sociais da cidade ficarão suspensos ao longo do dia, diante da previsão de mau tempo. Já em Caxias do Sul, as aulas, até o momento, estão mantidas, mas com abono de falta, segundo orientação da Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Já no início da noite desta terça-feira (17), Ipê e Cambará do Sul também confirmaram o cancelamento das aulas presenciais na quarta.
A medida, que já vem sendo adotada em outras cidades do Estado, se dá por precaução e seguindo as orientações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em função da tempestade subtropical.
Já no ensino superior, em Caxias, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) substituiu as aulas presenciais da terça-feira (17) para o formato online. Em nota, a mudança se dá pelos "alertas meteorológicos sobre possibilidades de fortes ventos, pensando na segurança de todos".
A Universidade de Caxias do Sul (UCS), segundo a assessoria de imprensa, mantém suas atividades presenciais.