As ações propostas pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) – em parceria com os municípios dos Campos de Cima da Serra e da Região das Hortênsias – estão ganhando mais forma nas fiscalizações, por enquanto. Entre as novas sugestões, estão as restrições de horários em restaurantes e similares. Eles poderão receber clientes até 22h e o fechamento à meia-noite.
Na sexta-feira (4), o Comitê Regional entregou essas novas proposições para o Plano de Ação que tenta encontrar formas de conter a expansão da pandemia de coronavírus, que já está lotando UTIs e leitos de enfermarias nos hospitais, e prejudicar o mínimo possível as atividades econômicas. Além da restrição, também está prevista a proibição de música ao vivo nos locais.
Por enquanto, algumas cidades já têm protocolos próprios e bem restritivos, como nos Campos de Cima da Serra, onde a população convive com uma explosão de casos e as prefeituras apostam em medidas mais rigorosas para diminuir a circulação de pessoas. Em Flores da Cunha, novas restrições poderão ser tomadas na próxima semana, já que o atual decreto impõe limite até as 23h para todas as atividades que não são essenciais. Bento Gonçalves alterou o protocolo para o funcionamento do setor de gastronomia e entretenimento no dia 2 de junho, enquanto que Caxias do Sul, Canela e Gramado aguardam o aceite do protocolo entregue pela Amesne ao Grupo de Trabalho da Saúde do Estado.
Testagem ainda não emplacou
Já o objetivo de triplicar a testagem na população é algo que anda em velocidade muito diferente. O objetivo da representação regional era de que, em parceria com a iniciativa privada, fossem adquiridos mais kits de exames, só que isso é algo individual e que muitos prefeitos não aderiram.
— Ainda está em fase de prospecção. Foi uma sugestão da Amesne para que cada município faça suas buscas com suas entidades. Em Farroupilha, houve uma parceria de testagem com o Sindigenêros para busca ativa de contaminados nos supermercados. Agora, partiremos para essa ação em lojas, postos de combustíveis e outros pontos do nosso comércio. Enquanto isso, os municípios estão utilizando seus testes. Também temos a previsão de uma ação do Estado para intensificar os testes — explica Fabiano Feltrin, presidente da Amesne e prefeito de Farroupilha.
As sugestões da Amesne deverão ser homologadas no sábado e, em seguida, os municípios já podem adotar as medidas acordadas na última quinta-feira (2), em uma reunião virtual.