O documento que será encaminhado ao governo do Estado com as medidas a serem tomadas pela Serra para conter o avanço do contágio pelo coronavírus deve sinalizar que os restaurantes da região terão de restringir o funcionamento após as 22h, quando os estabelecimentos não poderão deixar novos clientes entrarem. No entanto, poderão ficar abertos até 23h59min para atendimentos daqueles que já estão em consumo.
Segundo a secretária de Governo de Caxias do Sul, Gregora Fortuna dos Passos, os horários foram debatidos em uma reunião do Comitê Técnico Regional e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). As outras medidas a serem levadas ao Piratini, que emitiu um Alerta à Serra do sistema de monitoramento da pandemia no Estado, são a proibição de música ao vivo e a obrigatoriedade para isolamento de bancos de praças e playgrounds.
A Amesne deve encaminhar nesta sexta-feira (4) o documento para os prefeitos e também oficializar ao Estado que pretende tomar medidas mais restritivas para conter a covid-19. A partir do momento em que as novas proposições forem entregues ao Piratini, já poderão entrar em vigor nos municípios. As prefeituras poderão também adotar restrições maiores às atividades econômicas, se quiserem.
As propostas que serão apresentadas regionalmente, inclusive, não são uma unanimidade. O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, disse na manhã desta sexta-feira, em entrevista ao Gaúcha Hoje, na Gaúcha Serra, que entende que elas são amenas demais para a situação crítica da região. O médico defende que a redução da mobilidade passa por mais controle das atividades econômicas.