A baixa procura por imunizações nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, mudou o cronograma de vacinação contra a covid-19 em Caxias do Sul. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na sexta-feira (4) serão vacinados os professores do Ensino Fundamental de 18 anos ou mais. Já na próxima segunda (7), é a vez dos docentes de 35 anos ou mais do Ensino Médio.
A SMS reforça ainda que profissionais da Educação Infantil, a partir dos 18 anos, continuam sendo vacinados. Todos devem comprovar vínculo por meio de carteira, contrato de trabalho ou contracheque atualizado.
Além dos profissionais da educação, na sexta e na segunda-feira, podem receber as doses pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave e deficiência intelectual.
Vale lembrar que pessoas com comorbidades deverão levar, obrigatoriamente, atestado médico ou receita emitida há menos de um ano. Já as pessoas com deficiência permanente grave podem apresentar o cartão do transporte coletivo gratuito.
A vacinação para todos estes grupos ocorre em todas as unidades básicas de saúde (exceto a UBS São Vicente) e também nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
É preciso levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.
Gestantes e puérperas podem ser imunizadas sem agendamento
Outra alteração da SMS se refere à primeira dose da vacina para gestantes e puérperas. A partir de segunda-feira, elas podem receber o imunizante sem ter que fazer o agendamento, como vinha acontecendo.
A aplicação para este grupo ocorre nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada, das 8h às 16h.
É obrigatório apresentar autorização médica para fazer a vacina.