Uma nova remessa de 42.395 doses das vacinas AstraZeneca e Pzifer chegou à Serra no início da tarde desta sexta-feira (4). O maior quantitativo é de AstraZenca, com 37.925 doses. Já da Pfizer são 4.470 que serão encaminhadas à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Ao todo, a remessa que foi enviada pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul conta com 395.110 doses dos dois imunizantes.
As mais de 42 mil doses se referem à primeira dose e serão distribuídas aos municípios que compõem a 5ª CRS conforme a demanda de cada cidade.
A orientação do governo do Estado é que os imunizantes sejam direcionados aos trabalhadores da Educação Básica (partindo da Educação Infantil); pessoas com deficiência permanentes não inscritas no Benefício de Prestação Continuada, na faixa etária de 18 a 59 anos, além de pessoas com comorbidades e os motoristas e entregadores que realizam transporte e entrega de oxigênio nos hospitais.
Ainda segundo o documento emitido pelo governo, à medida que seja alcançada a totalidade da vacinação dos grupos prioritários e haja o avanço na vacinação dos trabalhadores da Educação, os municípios podem abrir a aplicação para pessoas de 50 a 59 anos, em ordem decrescente de idade.
Além disso, cidades como Osório, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande, que não é o caso da região, devem imunizar todo o grupo de trabalhadores portuários.
Segundo a titular da 5ª CRS, Claudia Daniel, os imunizantes serão encaminhadas a partir de segunda-feira aos municípios da região. Caxias do Sul, por exemplo, receberá 17.005 doses da AstraZeneca e 2.016 doses da Pfizer.
Veja, abaixo, o número de doses previsto para cada cidade da 5ª CRS.