O Juventude tem verdadeiramente 13 finais pela frente no Campeonato Brasileiro. Agora, o time de Jair Ventura não divide as atenções com mais nenhuma competição e não há jogos atrasados para recuperar na Série A. O objetivo de garantir a permanência na elite nacional depende única e exclusivamente do elenco e da comissão técnica do Papo.
A primeira final será neste domingo (15), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, contra o Fluminense. Na sua fortaleza, o Juventude defende uma invencibilidade de 19 anos diante do Tricolor das Laranjeiras. A última derrota ocorreu em 2005, por 4 a 3, com gol de Petkovic, nos acréscimos.
Neste ano, o Juventude nunca esteve na zona de rebaixamento do Brasileirão. Contudo, a margem diminuiu e se tornou perigosa. São quatro pontos que separam o time da Serra do Z-4. Vencer o Fluminense se tornou decisivo, ainda mais que o time carioca também briga para não cair e está atrás na tabela. Uma vitória serviria para dar uma reposta após a eliminação no torneio nacional.
— Agora não tem muito tempo pra lamentar, pois domingo já tem uma decisão, é continuar focado nesse Brasileiro. O nosso maior objetivo é a permanência na Série A — afirmou o zagueiro Danilo Boza, que completou:
— O nosso grupo é muito qualificado, muito unido e acho que isso vai fazer a diferença pra nossa retomada no Brasileiro.
HORA DE UNIR FORÇAS
Irritado após a eliminação diante do Corinthians, o técnico Jair Ventura foi simplista nas respostas da sua entrevista coletiva em Itaquera e pouco deu explicações. Ao ser questionado sobre como fazer o time reagir, pois vem de três jogos sem vencer na Série A, ele preferiu usar poucas palavras:
— Potencializar individualmente cada atleta pra que eles possam recuperar o seu melhor futebol — contou o treinador.
O alviverde vem de duas derrotas e um empate na Série A. No entanto, os jogadores terão a oportunidade de voltar a vencer para confirmar a permanência o quanto antes. É a hora do grupo se unir, pois o foco está 100% no Brasileiro.
— Temos só Campeonato Brasileiro agora. Que a gente possa usar esse tempo que teríamos pra estar disputando com a Copa do Brasil pra treinar ainda mais, fortalecer juntos ainda mais o nosso coletivo, o nosso individual, pra que a gente possa fazer o melhor Campeonato Brasileiro possível — finalizou Jair Ventura.