O Juventude agiu rápido e definiu o substituto de Roger Machado. Jair Ventura fará sua reestreia no comando alviverde diante do São Paulo, no próximo domingo (21), às 18h30min, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Essa será a segunda passagem do treinador no Verdão.
Jair Ventura chegou pela primeira vez ao Juventude em outubro de 2021. Após a derrota para o Grêmio por 3 a 2, na Arena, pela 27ª rodada Marquinhos Santos deixou o comando da equipe. Ele não resistiu à sequência de cinco jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro.
A campanha ruim no returno e a queda de rendimento fez o Ju ingressar na zona de rebaixamento naquela oportunidade. O Verdão estava em 17º lugar com 28 pontos e 34,6% de aproveitamento.
Jair Ventura estreou diante do Ceará, no Estádio Alfredo Jaconi, no empate em 0 a 0. Na rodada seguinte, nova igualdade sem gols, em casa, contra o Bahia. A primeira vitória saiu somente no terceiro jogo sob o comando do treinador. 2 a 1 contra o Inter.
A campanha na reta final do Brasileirão teve 11 jogos no comando de Jair Ventura: cinco vitórias, três empates e três derrotas. O aproveitamento foi de 54,5%. Com ele no comando, o Ju terminou invicto no Estádio Alfredo Jaconi. Dois empates e quatro vitórias consecutivas, contra Inter, Fluminense, Bragantino e Corinthians. O Verdão terminou em 16º com 46 pontos.
Início ruim em 2022
Jair Ventura permaneceu no Juventude para o início da temporada 2022. No entanto, o começo ruim no Campeonato Gaúcho pesou para a troca no comando da equipe. Em 15 pontos disputados, o Ju somou apenas dois. O Verdão ainda não tinha vencido na competição e estava na zona do rebaixamento.
A pré-temporada curta e as inúmeras trocas no elenco, dificultaram o início no Estadual. A demissão foi confirmada em fevereiro daquele ano, após empate em 0 a 0 com o Ypiranga, no Estádio Alfredo Jaconi. Nesse duelo, o Ju foi comandado pelo auxiliar Emerson Ávila.
Jair Ventura foi ausência na casamata alviverde, porque estava suspenso pela expulsão na rodada anterior na derrota para a União Frederiquense, por 2 a 1.
Na sua primeira passagem, o treinador comandou a equipe em 16 partidas. Foram cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas. Um aproveitamento de 41,6%.
Jogos em 2021
Juventude 0x0 Ceará
Juventude 0x0 Bahia
Juventude 2x1 Inter
Chapecoense 0x2 Juventude
Juventude 1x0 Fluminense
Atlético-MG 2x0 Juventude
Atlético-GO 1x1 Juventude
Juventude 1x0 Bragantino
Fortaleza 1x0 Juventude
São Paulo 3x1 Juventude
Juventude 1x0 Corinthians
Jogos em 2022
Juventude 1x2 Inter
São Luiz 1x0 Juventude
Juventude 1x1 Novo Hamburgo
União Frederiquense 2x1 Juventude
Juventude 0x0 Ypiranga