O novo técnico do Juventude chegou na manhã desta quinta-feira (18) a Brasília. Jair Ventura já comanda o primeiro treinamento nesta tarde. Antes, o técnico foi apresentado ao elenco de jogadores.
Do atual grupo de atletas do Papo, ele trabalhou no próprio Juventude com o volante Jadson, o zagueiro Danilo Boza e o volante Guilherme Castilho.
O treinador chega para substituir o técnico Roger Machado, anunciado pelo Inter para sequência do Brasileiro.
Jair Ventura retorna ao Juventude após a passagem que teve em 2021, quando garantiu a permanência da equipe na Série A do Brasileiro. Porém, em 2022, após não começar bem o Gauchão, o técnico foi demitido do clube.
O Juventude também anunciou os auxiliares Antonio Macedo e Emílio Faro. A coletiva de apresentação do novo técnico será realizada na manhã desta sexta-feira, em Brasília. A sua estreia será no domingo (21), às 18h30min, no Estádio Mané Garrincha, na capital federal.
A CARREIRA
Jair Ventura iniciou sua história no esporte como jogador e acumula passagens por clubes do interior do Rio de Janeiro e Europa. Ao encerrar a carreira, em 2006, seguiu dedicando-se ao esporte e aos estudos sobre futebol. Em 2009, teve a primeira experiência fora das quatro linhas, quando assumiu o cargo de auxiliar-técnico no Botafogo. Após passagens ainda pela base do clube carioca, Jair assumiu a equipe principal em 2015.
Em 2016, foi o responsável pela grande arrancada do clube no Campeonato Brasileiro, garantindo a equipe na Libertadores do ano seguinte. A campanha garantiu também o prêmio de treinador revelação da temporada.
Após passagem pelo Santos, em 2018, Jair Ventura chegou ao Corinthians, onde comandou a equipe na final da Copa do Brasil. Em 2020, assumiu o comando técnico do Sport e mais uma vez, foi fundamental na manutenção da equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Em 2021, foi contratado pela Chapecoense após o Campeonato Catarinense e chegou ao Juventude em outubro do mesmo ano para a sua primeira passagem no comando alviverde. Com a missão cumprida ao garantir o Ju na primeira divisão em 2022, seguiu sua jornada rumo ao Goiás. Em 2023 e 2024 comandou o Atlético Goianiense, onde conquistou o acesso para a Série A e o título do Estadual.