A permanência do Juventude na Série A para 2022 tem participação de muitos personagens importantes. No entanto, um em especial chegou na reta final e tornou-se protagonista. O técnico Jair Ventura assumiu o Ju em outubro e, em menos de dois meses, teve o desafio de evitar o rebaixamento alviverde. Objetivo concretizado com sucesso.
Em 11 jogos no comando do time, Jair Ventura venceu cinco, empatou três e perdeu três. O aproveitamento foi de 54,5%. Com ele no comando, o Ju terminou invicto no Estádio Alfredo Jaconi. Dois empates e quatro vitórias consecutivas, contra Inter, Fluminense, Bragantino e Corinthians.
— Sem essa sinergia, a gente não alcançaria o êxito. Muito se falou quando perdemos os dois jogos para Fortaleza e São Paulo e voltamos para a zona. Sempre passei tranquilidade, porque sabia da nossa força jogando no nosso estádio. Conseguimos nossa quarta vitória seguida, e são oito jogos sem perder em casa. Sem os jogadores, nada seria possível. Eles compraram a ideia — comentou o técnico.
Jair Ventura assumiu o Juventude no dia 20 de outubro, e em 50 dias, com 11 jogos disputados, conseguiu atingir a pontuação suficiente para evitar o rebaixamento do Juventude. Pelo segundo ano seguido, o técnico salva um time do Z-4. Em 2020, foi o Sport.
Jogos
Juventude 0x0 Ceará
Juventude 0x0 Bahia
Juventude 2x1 Inter
Chapecoense 0x2 Juventude
Juventude 1x0 Fluminense
Atlético-MG 2x0 Juventude
Atlético-GO 1x1 Juventude
Juventude 1x0 Bragantino
Fortaleza 1x0 Juventude
São Paulo 3x1 Juventude
Juventude 1x0 Corinthians
Números de Jair Ventura
:: 11 jogos
:: 5 vitórias
:: 3 derrotas
:: 54,5% aproveitamento
:: 9 gols pró
:: 8 gols sofridos
:: Venceu 4 dos 6 jogos em casa