O Rio Grande do Sul vive a maior tragédia climática de sua história. E em meio às incertezas do que acontecerá no futuro está a realização de partidas de futebol. O Caxias já teve um jogo adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último domingo. A partida com o Sampaio Corrêa, no Maranhão, pela 3ª rodada da Série C 2024, ainda não tem uma nova data para ser disputada.
Pelo calendário, o próximo compromisso do time de Argel Fuchs seria no sábado (11), às 17h, diante do Confiança, em Caxias do Sul. Mas não há a convicção de que este jogo será realizado. O presidente grená, Mário Werlang, revelou que o clube enviou um questionário à CBF nesta segunda-feira (6) relatando quais as condições do estádio Centenário para receber a partida diante dos sergipanos.
— Nós respondemos que hoje (segunda-feira) o estádio e a nossa estrutura estão em condições de jogo. O clube está treinando, então agora a continuidade do campeonato vai ficar muito mais pela decisão da CBF do que por qualquer decisão do Caxias. E o Caxias também colocou seu estádio à disposição para outro clube que precisar — afirmou Werlang, que disse que até o momento nenhum clube o procurou.
Mas, apesar do gramado do Centenário estar apto para receber jogos, o presidente grená, ainda não garante que o confronto diante do Confiança seja disputado neste fim de semana.
Eu acho que existe a possibilidade de não acontecer, porque vai depender muito da situação de aeroporto.
MÁRIO WERLANG
presidente do Caxias
— Eu acho que existe a possibilidade de não acontecer, porque vai depender muito da situação de aeroporto. Sabemos que o de Porto Alegre não vai estar funcionando, e para jogar no sábado eles têm que estar na sexta em Caxias. Depende muito da CBF transferir o voo deles de Porto Alegre para Caxias, e isso tem um custo, tem também uma questão de logística. O aeroporto de Caxias é pequeno, às vezes ele não consegue mais encaixar um grupo grande de pessoas para vir para cá — destacou Werlang, que ainda completou:
— Eu acredito que possa ter jogo, mas talvez o aeroporto tenha outras prioridades, como trazer alimentos para os que necessitam. Eu acho que a única via hoje de realizar o jogo contra o Confiança é eles desembarcarem em Caxias do Sul. Acredito que amanhã (terça-feira) deva ter já alguma definição, até porque o próprio Confiança tem que se organizar para vir.
"Às vezes, o futebol pode dar um alento"
O presidente grená ainda respondeu se considera haver ambiente para a realização de um jogo de futebol em meio a tantas dificuldades que muitos gaúchos estão passando.
— Sabemos que jogar futebol nessas condições é muito difícil, mas por outro lado sabemos que, às vezes, o futebol pode dar um alento para essa população que está tão sofrida, tão desanimada. Podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo: ajudar a quem necessita e talvez trazer um pouco de alegria também a esse povo sofrido do Rio Grande do Sul.
E para contribuir com estas pessoas mais prejudicadas pelos estragos da chuva no Estado, o clube já arrecadou pouco mais de 12 toneladas em doações de alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal. E as portas do estádio Centenário seguem abertas para quem ainda puder ajudar.
— Nós já fizemos duas entregas, uma na Cruz Vermelha, outra na Prefeitura, e vamos continuar fazendo durante a semana. Pedimos a colaboração de todos. Pelo tamanho da tragédia, pelos nossos irmãos, principalmente da Grande Porto Alegre que estão sofrendo muito. Pelo jeito vai muito longe ainda essa situação. Então, quanto mais pudermos ajudar, melhor. E o Caxias está com esse espírito — finalizou Werlang.