O Juventude não se encontrou em Pelotas. Após um primeiro ruim, uma leve melhora no segundo, o Verdão perdeu para o Brasil-Pel. Neste sábado (24), o Ju foi derrotado por 1 a 0, com gol marcado aos 42 minutos da etapa final. Pedro Santos aproveitou a falha defensiva do time alviverde e marcou. Com o resultado, a equipe de Roger Machado ocupa a terceira posição com 15 pontos.
O próximo jogo do Juventude será pela Copa do Brasil. Na terça-feira (27), às 20h, o Verdão encara o Iguatu-CE, no estádio Morenão. Em caso de empate, o Ju estará classificado para a segunda fase. No Gauchão, o time de Roger Machado encerra a primeira fase diante do Inter, no sábado, às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi.
Dificuldades alviverdes
O confronto teve muita competitividade. Com a forte marcação de ambos os times, o jogo não evoluía para uma maior a força ofensiva. O Juventude encontrou dificuldades e demonstrou falta de criatividade. O gramado duro também foi um fator negativo para o estilo de jogo alviverde.
A primeira chance foi do Ju. Aos oito minutos, Lucas Barbosa fez belo passe entre os zagueiros xavantes e o centroavante Gilberto entrou por trás da defesa, mas finalizou cruzado à direita do goleiro Gabriel. Aos 13 minutos, foi a vez do Brasil-Pel assustar. Biteco entrou na área pela direita, bateu cruzado e Robinho, dentro da pequena área, bateu na trave.
Depois disso, o jogo não empolgou. Os dois times não conseguiram impor um ritmo mais forte. O confronto apresentava marcações fortes. Sem conseguir entrar na defesa xavante e com time lento e estático, o Ju começou a finalizar de longe.
Aos 30 minutos, Lucas Barbosa arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol defendido por Gabriel. Aos 36, Erick Farias também tentou de longe, mas o chute saiu pela linha de fundo e sem perigo. Um minuto depois, Jean Carlos tentou de longe e nada também.
Aos 42 foi a vez do Brasil-Pel criar sua segunda chance clara. Mario Henrique cruzou e bola sobrou pra Biteco, que finalizou forte, na rede pelo lado de fora.
Leve melhora
Se no primeiro tempo, o Juventude não conseguiu uma finalização no gol, a segunda etapa começou diferente. Logo aos dois minutos, Erick Farias arriscou de fora da área e o goleiro Gabriel fez grande defesa e espalmou para escanteio.
A postura diferente do Juventude resultou num volume ofensivo maior. Aos nove, Lucas Barbosa pegou forte, de fora da área, e o goleiro Gabriel fez defesa em dois tempos. Em 10 minutos, o Verdão já demonstrava mais oportunidades claras do que na primeira etapa.
O Brasil tentou na bola parada uma resposta. Aos 14, Marcinho cruzou e o zagueiro Adriel cabeceou e o goleiro Lucas Wingert agarrou. Depois disso, o jogo caiu de intensidade. Os dois times diminuíram o ritmo. Mesmo melhor, o Juventude não conseguia furar a linha defensiva do Brasil-Pel. E a partida ficou novamente fraca tecnicamente. Aos 42 minutos, falha da defesa alviverde. Lançamento longo, Jeferson e Lucas Wingert falharam e Pedro Santos marcou o gol. Brasil-Pel 1x0 Juventude. Desde 2016, o Juventude não vence o Brasil-Pel no Estádio Bento Freitas.
Ficha técnica
Gauchão - 10ª rodada
Brasil-Pel 1x0 Juventude
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas
Horário: 16h30min
BRASIL-PEL
Gabriel Oliveira; Zé Pedro, Bruno Reis e Adriel; Gabriel Biteco (Danilo, 21/2º), Anderson Recife (Pedro Santos, 38/2º), Maicky (Maurício, 12/2º), Marcinho e Mario Henrique (Jefinho, 37/2º); Robinho (Tinga, 12/2º) e JP Bardales. Técnico: Fabiano Daitx
JUVENTUDE
Lucas Wingert; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Jefferson; Luis Oyama, Jadson (Edson Carioca, 44/2º)e Jean Carlos; Erick Farias (Popó, 41/2º), Lucas Barbosa (Kleiton, 41/2º)e Gilberto (Mandaca, 33/2º). Técnico: Roger Machado
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Artur Preissler.
Amarelos: Lincoln Bender (preparador físico Brasil-Pel), Anderson Recife, Maicky, Tinga, JP Bardales (B); Jefferson (J)
Gol: Pedro Santos, aos 42 minutos do segundo tempo (B)