Os preços do petróleo se estabilizaram nesta sexta-feira (20) diante do enfraquecimento do dólar, mas continuam pressionados para baixo pelas fracas perspectivas de demanda para o próximo ano.
O barril de tipo Brent, negociado em Londres para entrega em fevereiro, subiu apenas 0,08%, fechando em 72,94 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano com vencimento para o mesmo mês, avançou 0,11%, a 69,46 dólares.
Para Bart Melek, da TD Securities, esse pequeno aumento, após a queda de quinta-feira, deve-se principalmente à desvalorização do dólar, que reagiu a um indicador de inflação melhor que o esperado nos Estados Unidos.
A inflação voltou a subir em novembro, atingindo 2,4% em 12 meses, em comparação com 2,3% em outubro, de acordo com o índice PCE publicado na quarta-feira pelo Departamento de Comércio, referência usada pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) para definir sua política monetária.
No entanto, o índice mensal de novembro caiu para 0,1%, após registrar 0,2% nos dois meses anteriores.
Apesar disso, para o mercado de petróleo, foi um "pequeno movimento", já que "os fundamentos continuam desfavoráveis", disse Melek.
* AFP