Um lateral com títulos na base do Caxias e que se tornou goleador no Náutico. Rafael Masina Baungarten é o convidado do 43º episódio do Paixão Ca-Ju Podcast, Segunda Temporada. Aos 48 anos, Rafael é comentarista esportivo na Rádio Caxias. Ele lembrou momentos marcantes que o fizeram chegar na base grená.
— Com nove anos recebi um convite pra jogar na escolinha do Caxias. Tive apoio do meu pai, minha mãe não era muito chegada em futebol, mas também naquela época ninguém pensava que fosse me profissionalizar. Joguei em todas as categorias, na escolinha, no dente de leite, infantil, infanto-juvenil, juniores e adultos. E com títulos em todas categorias — afirmou ao podcast.
Rafael esteve no clube até o início do ano de 2000, quando se transferiu para o Rio Branco, do Paraná.
— Me transferi para o futebol do Paraná no começo de 2000. Em 1999, o Tite já era o técnico. Queria mais espaço, mas se talvez tivesse ficado, estaria com o grupo campeão gaúcho daquele ano — lembrou.
Depois, o atleta atuou em clubes como Botafogo, Coritiba e Fortaleza, mas foi no Náutico que sua veia goleadora despertou. E durante sua carreira, Baungarten também foi reconhecido pela beleza e chamado de "galãs" por alguns torcedores. E fez disso um trabalho, tanto que ficou conhecido pelos companheiros como "manequim".
— Isso não me atrapalhava dentro de campo, nem tirava o foco. E era um bico, porque a gente não ficava rico jogando bola. Às vezes tirava o salário em dois cliques (risos) — apontou.
A segunda temporada do Paixão Ca-Ju Podcast tem o oferecimento do Super Andreazza. Os episódios semanais vão ao ar às quartas-feiras, no site e no aplicativo de GZH, além de nas principais plataformas de áudio, como Spotify e SoundCloud.
OUÇA O EPISÓDIO COM O EX-LATERAL DO CAXIAS RAFAEL BAUNGARTEN: