Foi dramático! O torcedor do Juventude começou a contagem regressiva para o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Faltam apenas três jogos e o Verdão depende apenas de suas forças para carimbar o seu passaporte entre os gigantes do país. Na noite desta sexta-feira (3), o Juventude enfrentou o Ituano e venceu pelo placar de 2 a 1. Os dois gols do Papo foram marcados por Gabriel Taliari, sendo o da vitória aos 55 minutos, de pênalti.
Com mais três pontos, o time do técnico Thiago Carpini assumiu a vice-liderança da Série B com 60 pontos. A equipe da Serra contou com a sua fortaleza Jaconera para sair vencedor. O próximo compromisso do Papo será contra o já rebaixado ABC, no dia 14 de novembro, às 21h30min, em Natal-RN. Depois, a Ponte Preta vem a Caxias do Sul e, por fim, o torcedor alviverde vai ver o time encarar o Ceará no fechamento do campeonato.
O JOGO
Para o compromisso, o técnico Thiago Carpini teve de improvisar na lateral direita, pois não contava com Reginaldo e Dani Bolt. O atacante Vini Paulista, que virou volante com treinador, foi usado no corredor direito.
O primeiro lance de perigo do jogo veio em uma falta cometida por Jean Irmer. Aos 7 minutos, Carvalheira chutou junto ao pé da trave e forçou Thiago Couto a fazer a primeira grande defesa.
Com 17 minutos, o jogo seguia sem grandes oportunidades e muita disputa no meio-campo. No minuto seguinte, Boza roubou a bola de Emerson Urso e tocou para Gabriel Taliari. Com personalidade, o atacante foi avançando e, na frente do circulo central, arriscou uma paulada. A bola desviou no lateral Mário Sérgio, subiu e encobriu o goleiro Jeferson Paulino. Com 1 a 0 no placar, o Jaconi explodiu em festa.
Aos 30 minutos o Juventude controlava as ações do jogo. O time paulista não consegui chegar nem perto da área do goleiro Thiago Couto. Aos 31, David da Hora recebeu pela esquerda e viu o goleiro adiantado. O camisa 11 alviverde tentou uma bola colocada e quase acertou mais um belo gol para o Ju. A conclusão passou muito perto do travessão e foi para fora.
A equipe do Ituano levou perigo aos 36 com Yan Rolim. Sem marcação, o camisa 10 arriscou um chute cruzado após um escanteio. A finalização foi na rede pelo lado de fora, para sorte do goleiro Thiago Couto. Três minutos depois, Erick perdeu mais um gol para a Papada. Ele recebeu um grande cruzamento de Vini Paulista, pela direita, mas não conseguiu concluir. Aos 43 minutos, em revisão no VAR, o árbitro Dyorgines Padovani expulsou o zagueiro Claudinho, do Ituano, após carrinho em David da Hora. O time de Carpini foi para o vestiário com a vitória parcial de 1 a 0.
PREDOMÍNIO, DRAMA E EXPLOSÃO ALVIVERDE
Com a manutenção da equipe, o Juventude voltou em cima do Ituano. O alviverde tentava se aproveitar do fato de ter um homem a mais em campo para matar o jogo. Apesar de ter mais posse de bola, o Juventude encontrava dificuldades para infiltrar na área diante de um adversário fechado. Aos 11, David da Hora tentou a sorte em uma finalização de fora da meta, mas o goleiro atento pegou.
Com 23 minutos o time de Carpini mantinha a sua postura ofensiva. O adversário voltou com uma estratégia bem clara, se defender. O Ituano tinha uma linha de cinco dentro da sua área. Apenas um atleta do time paulista ficava na frente para puxar um contra-ataque, Wesley Pomba. Aos 26, o atacante ex-Caxias recebeu uma falta ao lado da área. Era tudo que o Ituano queria. Na cobrança de Yan Rolim, Pomba se aproveitou de um rebote e igualou o placar, 1 a 1.
O que parecia uma vitória tranquila para o Juventude virou um grande drama. Aos 31, o goleiro Jeferson Paulino fez dois milagres em sequência. Primeiro, o camisa 1 salvou em cima da linha uma bomba de Jean Irmer. Depois, uma cabeçada à queima-roupa de Taliari. Aos 33, foi a fez de Rafael Furtado tentar, porém parou no arqueiro do Ituano.
Em jogo de ataque contra defesa, Jean Irmer finalizou de longe. Com força, a bola foi perto do ângulo do goleiro adversário, mas tocou na rede sobre o gol. Aos 40, Carpini retirou o lateral improvisado e colocou o atacante Echaporã. Com cinco homens de frente, o Juventude foi para o abafa. Com poucos cuidados defensivos, o Ju quase viu Hélio Borges marcar. Aos 47, ele recebeu uma bola de Wesley Pomba e chutou prensado. A bola passou ao lado do gol alviverde.
Aos 50, os jogadores do Juventude pediram pênalti, um toque de mão de José Aldo após cruzamento de David. Depois de quatro minutos de paralisação, o VAR recomendou a revisão e o árbitro marcou a penalidade. O peso de quase 10 mil torcedores estava nas costas de Gabriel Taliari. Às 23h30min, uma forte onda sonora quebrou o silêncio do céu de Caxias do Sul. O camisa 19 estufou a rede e fez a alegria do torcedor. Com 2 a 1, o coração alviverde pulsa forte em busca do acesso à Série A.
FICHA TÉCNICA
Série B - 35ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Juventude 2x1 Ituano
Juventude
Thiago Couto; Vini Paulista (Echaporã, 40/2º), Luiz Gustavo, Danilo Boza e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Matheus Vargas (Rafael Furtado, 32/2º); Erick Farias (Ruan, 32/2º), David da Hora e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini
Ituano
Jefferson Paulino; Iury (Pacheco, 10/2º), Claudinho, Marcel e Mário Sérgio; José Aldo, Rafael Carvalheira (Rafael Pereira, Intervalo) e Yan Rollin; Emerson Urso (Frazam, 32/2º), Felipe Saraiva (Hélio Borges, 16/2º) e Matheus Cadorini (Wesley Pomba, Intervalo). Técnico: Marcinho
Amarelos: Iury (I), Erick Farias (J), Marcel (I), Echaporã (J), Hélio Borges (I), Taliari (J) e Pacheco (I)
Vermelho: Claudinho (I)
Gols: Gabriel Taliari abriu o placar para o Juventude aos 18 minutos do primeiro tempo; Wesley Pomba empatou o jogo aos 28 dos segundo tempo; O gol a vitória do Juventude veio aos 55 minutos da etapa final com Gabriel Taliari.
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade-ES, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Rafael Trombeta-PR. Quarto árbitro: Jonathan Giovanella Vivian. VAR: Adriano Milczvski-PR.