A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta terça-feira (31), o calendário do futebol no país em 2024. Os estaduais vão iniciar no final de semana de 20 e 21 de janeiro e a final acontecerá em 7 de abril. As séries A e B começarão no mês de abril.
Na luta pelo acesso à Primeira Divisão, o Juventude terá quatro jogos para definir seu futuro na Série B 2023. Se conquistar a vaga, o Verdão disputará a Série A, que iniciará em 14 de abril, se estendendo até o dia 8 de dezembro. A novidades para o próximo ano será a realização, pela primeira vez, de um jogo de abertura para o Brasileirão. O jogo inaugural será realizado no dia 13 de abril de 2024, em local a ser definido.
Mas se a equipe alviverde permanecer na Série B a competição começará no dia 20 de abril e a última rodada está prevista para acontecer em 26 de novembro.
Já o Caxias começará a disputa da Série C em 21 de abril. A final do campeonato será em 20 de outubro, o que evidencia que a fórmula de disputa deve ser a mesma de 2023, não sendo disputada em 38 rodadas com turno e returno, como queria a direção grená e outros clube
Já a primeira fase da Copa do Brasil está prevista para 21 de fevereiro. O Caxias está confirmado na disputa do torneio, com o vice-campeonato gaúcho conquistado nesta temporada. Já o Juventude depende da classificação do Grêmio à Libertadores, via Brasileirão, para também disputar a competição nacional de 2024.
Confira as datas das competições nacionais em 2024:
- Gauchão: 21 de janeiro até 7 de abril
- Copa do Brasil: 21 de fevereiro até 10 de novembro
- Série A: 14 de abril até 8 de dezembro
- Série B: 20 de abril até 26 de novembro
- Série C: 21 de abril até 20 de outubro