O Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho 2024 será realizado na próxima terça-feira (28), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), às 15h, em Porto Alegre. Porém, nesta semana houve um encontro dos presidentes da primeira divisão. Nele, ficou definido quantos jogos cada time terá em casa e fora no Estadual de 2024.
O Caxias terá seis jogos no Estádio Centenário e cinco fora, sendo um o clássico Ca-Ju na casa do rival. Desta forma, o Grená fará apenas quatro viagens para fora de Caxias do Sul. Já o Juventude terá seis jogos fora e cinco no Alfredo Jaconi na Primeira Divisão do Gauchão.
A fórmula do Gauchão e a tabela de jogos serão conhecidas no Congresso Técnico da próxima semana. O encontro deve ter duas confirmações importantes para a temporada que vem. Além da data de começo da competição, o Estadual pode ter árbitro de vídeo. A possibilidade vem sendo trabalhada pela FGF desde o fim do Gauchão deste ano.
Outro ponto é de a competição ter a volta das quartas de final, passando os oito primeiros para fase seguinte. Em 2023, passaram apenas quatro clubes às semifinais. O Caxias foi vice-campeão nesta temporada. Já o Juventude terminou em 5º, com um ponto a menos do G-4.
Pelo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os estaduais devem começar no dia 21 de janeiro. O dia 7 de abril é o limite para o fim dos estaduais. Além das duplas Ca-Ju e Gre-Nal, irão participar do Gauchão o São José, Brasil de Pelotas, Ypiranga, Novo Hamburgo, Avenida, São Luiz e os dois que subiram da Série A2, Santa Cruz e Guarany de Bagé.