O Caxias do Sul Basquete entra em quadra, nesta terça-feira (26), pela final do torneio Interligas. O duelo decisivo será, às 22h, diante do Olímpico, em La Banda, cidade na Argentina. Essa é mais uma competição preparatória para a 16ª edição do NBB, que começa no dia 24 de outubro, quando enfrentará o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, no Ginásio do Sesi.
Depois de passar pela primeira fase do torneio, que também foi disputada na Argentina, o Caxias Basquete classificou-se para a final. O time da Serra estreou perdendo para o Regatas Corrientes, depois venceu o Riachuelo e passou pelo Pato. A equipe do técnico Rodrigo Barbosa empatou na tabela de classificação com Regatas e Riachuelo, mas garantiu a sua vaga através do saldo de pontos.
Na semana passada, o time da Serra disputou o Sul-Brasileiro disputado em Caxias do Sul e sagrou-se bicampeão da competição ao vencer o Pato. Agora, volta a disputar o Interligas diante do Olímpico, que jogará em casa.
— Não tenho dúvida que vamos enfrentar um "caos" novamente lá dentro. Eu li uma mensagem no instagram deles que seria a primeira final que o Olímpico disputa, então por isso todos os torcedores estejam com a expectativa alta — comentou o ala/pivô Diego Conceição em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Já o Olímpico, na sede de São Paulo do Interligas na primeira fase, enfrentou Pinheiros, Corinthians e Platense, da Argentina. Após duas vitórias nas duas primeiras partidas, o time argentino enfrentou o Platense e também ganhou.
— Eles (Olímpico) enfrentaram times fortes como Corinthians e Pinheiros e foram muito bem. É um time bem forte — finalizou Diego Conceição.
O jogo terá transmissão ao vivo do canal do NBB no youtube.
NBB 2023/24
O primeiro duelo do NBB será entre Flamengo e Minas, no 13 de outubro, mas o Caxias do Sul Basquete só fará sua estreia no dia 24 no clássico gaúcho contra o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul. A partida, às 20h, será no Ginásio do Sesi. Depois, o time caxiense terá outros dois compromissos como mandante, contra Botafogo, dia 30 de outubro, e Vasco, em 1º de novembro.
A 16ª edição do NBB terá 19 equipes, o maior número da história da competição. Serão oito estados brasileiros representados e a volta de três clubes tradicionais: Botafogo, Mogi Basquete e Vasco da Gama. Os três estarão com Bauru, Brasília, Caxias do Sul, São José, Cerrado, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Minas, Pato , Paulistano, Pinheiros, Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa.