A primeira competição preparatória ao NBB 16 teve um saldo positivo para o Caxias do Sul Basquete. Neste domingo (17), em seu terceiro compromisso pela Interligas, o time do técnico Rodrigo Barbosa venceu o Pato Basquete por 65 a 46, em Corrientes, na Argentina.
Com duas vitórias em três partidas, o Caxias pode até avançar à final do campeonato. Porém, para isso, precisa que o Regatas Corrientes perca seu duelo no fechamento da rodada, diante do Riachuelo.
Em um duelo entre dois times que vão disputar o NBB e modificaram seus elencos para a atual temporada, o Caxias dominou o Pato desde o primeiro quarto. Com uma defesa forte, conseguiu limitar os paranaenses a apenas 20 pontos nos dois primeiros quartos. No intervalo da partida, 35 a 20 para o time gaúcho.
No terceiro e quarto períodos, o roteiro se manteve. Bem na defesa e eficiente no ataque, o Caxias não foi ameaçado em nenhum momento e continuou com dois dígitos de vantagem no placar. No fim, Rafa Oliveira, com 14 pontos, Wesley Sena e Alejandro Konsztadt, com 13, foram os principais cestinhas do time na partida.
Na próxima semana, entre 21 e 24 de setembro, Caxias do Sul será sede do Sul-Brasileiro, que reunirá algumas das principais equipes da região na modalidade. Além do Caxias Basquete, estarão Londrina, Blumenau e Pato. Depois, entre os dias 5 a 8 de outubro, acontece a Copa KTO, em Passo Fundo, com Vasco, União Corinthians e possivelmente Cerrado, todos rivais no NBB.