A preparação do Caxias do Sul Basquete para a 16ª edição do NBB tem uma ótima notícia. O time da Serra está classificado para a final do torneio Interligas, competição de pré-temporada. O confronto decisivo acontece no dia 25 de setembro e o adversário será o Olímpico, em La Banda, na Argentina.
Com duas vitórias em três partidas, o Caxias Basquete avançou à decisão da competição. O time gaúcho estreou perdendo para o Regatas Corrientes por 73 a 68, depois venceu o Riachuelo por 94 a 72 e passou pelo Pato por 65 a 46. A equipe do técnico Rodrigo Barbosa empatou na tabela de classificação com Regatas e Riachuelo, mas garantiu a sua classificação através do saldo de pontos.
No domingo (17), na vitória diante do Pato, além do amplo domínio, o Caxias Basquete utilizou muito bem o garrafão para anotar a maior parte dos pontos. A defesa funcionou desde os primeiros minutos do duelo, forçando diversos erros do adversário e dificultando os arremessos.
O armador Alejandro Konsztadt, reforço do Caxias para a temporada, terminou com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, enquanto Rafa Oliveira foi o maior pontuador da equipe, com 14 pontos e mais quatro rebotes.
O torneio Interligas Adulto é uma disputa que reúne equipes brasileiras e argentinas. Os times foram divididos em dois grupos na fase inicial. O Caxias do Sul Basquete jogou na cidade de Corrientes, na Argentina, contra o Regatas Corrientes (ARG), o Riachuelo (ARG) e o Pato Basquete (BRA). Já em São Paulo foi sede das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Platense (ARG) e o finalista Olímpico (ARG).
Nesta semana semana, entre quinta-feira (21) e domingo, Caxias do Sul será sede do Sul-Brasileiro, que reunirá algumas das principais equipes da região na modalidade. Além do Caxias Basquete, estarão Londrina, Blumenau e Pato. Depois, entre os dias 5 a 8 de outubro, acontece a Copa KTO, em Passo Fundo, com Vasco, União Corinthians e possivelmente Cerrado, todos rivais no NBB.