Em casa, com o apoio do torcedor no Ginásio do Sesi, o Caxias do Sul Basquete conquistou o bicampeonato do Sul-Brasileiro masculino adulto da modalidade. Na decisão, o time derrotou o Pato Basquete por 61 a 51, na noite deste sábado (23). Na temporada passada, a equipe havia sido campeã na disputa em Santa Catarina.
As duas equipes já haviam se enfrentado na última semana, na Argentina, na primeira fase do Interligas. Na oportunidade, o Caxias também venceu, por 65 a 46. Os dois times utilizam os dois torneios como preparação para o NBB 16, que inicia em outubro.
A final começou com o Pato mais efetivo no ataque. Enquanto o Caxias tinha dificuldades para fazer o jogo fluir, os visitantes abriram 12 a 2 nos cinco primeiros minutos. Aos poucos, com maior tranquilidade nas movimentações, e a partir das mudanças na equipe, o time do técnico Rodrigo Barbosa conseguiu melhorar na partida, mas não evitou o revés no primeiro quarto: 16 a 10.
No segundo quarto, prevaleceu a defesa do Caxias Basquete, que empatou a partida em pouco menos de três minutos e virou logo na sequência. Mesmo com muitos erros de lado a lado, a equipe gaúcha conseguiu ser mais eficiente e, com uma cesta de Diego no estouro do cronômetro, fechou o período com 23 a 9 e vencendo por 33 a 27.
A volta dos vestiários teve o Caxias melhor do que o adversário e ampliando a diferença de forma natural. Ao final do terceiro quarto, 47 a 32 para os donos da casa. No quarto decisivo, o que parecia uma vitória tranquila para os caxienses, com vantagem superior a 10 pontos, se transformou em um jogo nervoso.
Com erros em sequência, o Caxias permitiu a recuperação do Pato, que reduziu a diferença para cinco, restando pouco menos de quatro minutos. A equipe visitante desperdiçou uma sequência de chutes de longa distância, que poderiam tornar o duelo ainda mais equilibrado.
Com dois minutos no cronômetro, Diego aproveitou um rebote no garrafão e aumentou a diferença para sete. Logo na sequência, Du Sommer fez mais dois para o Pato. Mas parou por aí. Na hora da definição, Mogi chamou para si as principais jogadas ofensivas e garantiu a vitória por 61 a 51.
- O mais importante é vencer, mesmo jogando mal. Hoje não jogamos bem, erramos muito, não tivemos aproveitamento de três pontos. E faz parte do processo de evolução da equipe. Estamos treinando há três semanas. Foi um jogo de muitos erros, mas tivemos essa capacidade de controlar o jogo e conseguir a vitória - avaliou o técnico Rodrigo Barbosa.
Na terça-feira, o Caxias volta à quadra para a final do Interligas, diante do Olímpico, às 22h, em La Banda, na Argentina.