A 16ª edição do NBB começa no dia 24 de outubro para o Caxias Basquete. O primeiro confronto será contra o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, no Ginásio do Sesi. Até lá, o time da Serra disputa competições de pré-temporada e está na final do torneio Interligas. O duelo decisivo será na próxima terça-feira (26), às 22h, diante do Olímpico, em La Banda, na Argentina.
O time do técnico Rodrigo Barbosa teve duas vitórias em três partidas na competição disputada na Argentina. O Caxias Basquete estreou perdendo para o Regatas Corrientes, depois venceu o Riachuelo e passou pelo Pato. A equipe do técnico Rodrigo Barbosa empatou na tabela de classificação com Regatas e Riachuelo, mas garantiu a sua vaga através do saldo de pontos.
Já São Paulo foi sede das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Platense (ARG) e o finalista Olímpico (ARG). Após duas vitórias nas duas primeiras partidas, o time argentino da sede brasileira enfrentou o Platense no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, e venceu por 77 a 68.
Antes da decisão do Interligas, na quinta-feira (21), às 20h, o Caxias do Sul enfrenta o Londrina, no Ginásio do Sesi, pelo Sul-Brasileiro, que reunirá algumas das principais equipes da região na modalidade. Além do Caxias Basquete e do Londrina, também estarão Blumenau e Pato.
Posteriormente, entre os dias 5 a 8 de outubro, acontece a Copa KTO, em Passo Fundo, com Vasco, União Corinthians e possivelmente o Cerrado, todos rivais no NBB.
A estreia do Caxias do Sul Basquete no NBB 16 será no clássico gaúcho contra o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, no dia 24 de outubro, às 20h, no Ginásio do Sesi. Na sequência, o time caxiense terá outros dois compromissos como mandante, contra Botafogo, dia 30 de outubro, e Vasco, em 1º de novembro. As duas primeiras partidas fora de casa serão contra Cerrado e Brasília, no Distrito Federal, em 9 e 11 de novembro, respectivamente.