O Juventude já iniciou a preparação para as competições de 2023. Sob o comando do técnico Luciano Brandalise, as Esmeraldas disputarão o Brasileirão nas categorias A-3 e sub-20, além do Gauchão. A estreia ocorre no campeonato de base, com previsão de se iniciar em 8 de março.
Para compor o elenco alviverde, o Juventude foi ao mercado e buscou a contratação de 10 jogadoras. Entre elas, cinco que estavam no futebol gaúcho na última temporada: a goleira Claudia e as atacantes Vanice, Aninha, Thalita e Nicoly. Além delas, destaque também para a zagueira Alice, que estava no Fluminense, mas já defendeu o Brasil de Farroupilha.
GZH destaca quem são as novas atletas do clube serrano. Confira abaixo.
Com 19 anos, a zagueira chega ao Juventude depois de passagem pelo Operário-MS — onde foi campeã estadual na última temporada. Ale tem 1m70cm e já vestiu as camisas de Mixto-MT, Cuiabá e Dom Bosco-MT.
A zagueira Alice, 20 anos, voltará a defender um time da Serra Gaúcha nesta temporada. Em 2020, a atleta vestiu a camisa do Brasil-Far e foi campeã do Interior no Gauchão, posteriormente, disputou o Brasileirão A-2 pelo rubro-verde. Na última temporada, a estava no Fluminense, onde conquistou o vice-campeonato estadual sub-20. A zagueira também já vestiu as camisas de Fortaleza e Real Ariquemes.
A atacante de 18 anos foi o primeiro reforço confirmado pelo Juventude. A atleta disputou as últimas duas temporadas pelo Flamengo de São Pedro e, ao todo, acumulou 22 jogos, com 11 gols e quatro assistências pelo clube. Além do título do Interior no Gauchão de 2021. Na última temporada, inclusive, Aninha foi a jogadora com mais participações em gols no Gauchão: sete gols e quatro assistências em nove partidas.
A goleira Caroline, 18 anos, também já acumula passagem pelo futebol gaúcho. A atleta integrou as categorias de base do Inter e, recentemente, estava no Real Brasília. Na última temporada, esteve no elenco campeão do Candangão. Na carreira, a jogadora também já vestiu as camisas de Criciúma, Avaí Kindermann e Napoli-SC.
Com 20 anos, a goleira Claudia foi mais uma a desembarcar em Caxias do Sul. A defensora chega depois de passagem pelo Grêmio, onde disputou duas partidas em 2022, sem sofrer gols — ambas, pelo Brasileirão sub-20. Natural de Pérola D'Oeste, no Paraná, e com 1m87cm, a atleta já defendeu Coritiba e Toledo.
A mais experiente entre as contratadas foi a lateral-esquerda Isabela, de 34 anos. A atleta estava no Fortaleza e também já vestiu as camisas de Ceilândia-DF, Foz Cataratas-PR, Tiradentes-CE, entre outros. A jogadora também já atuou como zagueira e fica à disposição do técnico Luciano Brandalise para a função.
A volante Kathleen Santos, de 20 anos, foi mais uma contratada pelo Juventude. A meio-campista estava no Pinda, do Interior de São Paulo, na última temporada. Na carreira, a atleta também já passou por São José-SP e acumula convocações pela seleção brasileira sub-17. Em 2022, foram nove jogos disputados pelo clube paulista durante o Estadual.
Com 18 anos, a atacante Nicoly também defenderá o Juventude em 2023. A atleta estava no Brasil-Far na última temporada, onde disputou seis partidas, com quatro gols e uma assistência pelo Gauchão. Na carreira, a jogadora também acumula passagens por Grêmio e São José-SP.
Outra atleta que chega a Caxias do Sul depois de passagem pelo Brasil-Far é a atacante Thalita, de 21 anos. A jogadora defendeu o rubro-verde no último Gauchão, com quatro gols e uma assistência em cinco jogos. Posteriormente, transferiu-se para o Nacional-MG para a disputa do Estadual. Na carreira, a atleta também já vestiu as camisas de Flamengo e Ipatinga-MG.
A última atleta confirmada pelo Juventude foi a atacante Vanice, 19 anos, que estava no Flamengo de São Pedro. A jogadora foi vice-artilheira do último Gauchão, com oito gols marcados em nove jogos. Além disso, também concedeu cinco assistências, tornando-se a atleta com mais participações em gols no Estadual — 13.