Diante de duas mil pessoas, o Caxias Basquete mostrou tudo aquilo que o torcedor espera dele. Força, imposição, marcação eficiente e aproveitamento ofensivo. Diante do forte Minas, que vinha como 4º colocado do NBB15, a equipe de Rodrigo Barbosa teve uma atuação coletiva perfeita a partir do segundo período, na noite desta sexta-feira (10) e venceu por 80 a 63, depois de mais de um mês sem atuar no Ginásio do Sesi.
Os cestinhas do jogo foram Pierotti e Arthur, empatados com 17 pontos. Com o resultado, o time permanece na zona de classificação, com nove vitórias e 12 derrotas. O Minas sofreu apenas a 6ª derrota, permanecendo com 14 vitórias. Agora, a equipe caxiense terá mais dois desafios em casa na próxima semana. Na terça-feira, dia 14, encara o São José, às 20h. E na quinta-feira (16) o adversário será o Flamengo, às 19h15min. Os dois times estão à frente do Caxias na tabela.
O jogo
Os erros ofensivos na largada do jogo chamaram a atenção. Especialmente da equipe mineira. O Caxias aproveitou dois contra-ataques para abrir 5 a 0, com direito a um arremesso de três de Arthur. O Minas só marcou seus dois primeiros pontos com três minutos de partida. Mas a equipe de Rodrigo Barbosa também abusou dos erros de ataque e viu o adversário virar a partida para 16 a 15, no primeiro período.
No segundo quarto, o Caxias Basquete se impôs e empurrou o Minas para a defesa. A equipe de Leonardo Costa ficou encaixotada na marcação. Os donos da casa ainda contaram com uma atuação coletiva de destaque. Individualidades também foram importantes para virar e ampliar o placar, com a excelência nos arremessos de três, de Pedro, Arthur e Diego, que comandaram a virada de 46 a 29, com 31 a 13 no segundo período.
Tenso e pressionado pelo adversário, o Minas voltou igual para o terceiro quarto. Errando lances simples no ataque e sendo envolvido pela superioridade coletiva do Caxias Basquete. A vitória de 15 a 12 fez o time da Serra ampliar a vantagem para 20 pontos: 61 a 41.
No quarto final, a equipe de Caxias manteve o embalo. Diferente de outros momentos da competição, quando caiu de rendimento e permitiu viradas como no jogo contra o Bauru. A noite era pra coroar uma das melhores atuações da equipe na competição. Final: 80 a 63.