A quarta vitória seguida do Caxias do Sul Basquete no NBB não veio. Com um desempenho abaixo dos jogos anteriores e uma reação tardia no último período, o time caxiense perdeu a segunda partida para o Pato Basquete no NBB 15. No interior paranaense, os donos da casa venceram por 88 a 80.
Mesmo com a derrota, Arthur marcou 28 pontos e foi o cestinha da partida. Diego, com 23, veio logo atrás. Porém, coletivamente, a equipe produziu pouco, especialmente nos dois primeiros períodos, quando o Pato encaminhou a vitória. O Caxias tem oito vitórias e 12 derrotas na competição e ocupa a 11ª colocação.
Após quatro jogos fora de casa, o Caxias Basquete volta a jogar no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul, na próxima sexta-feira (10), às 20h, quando recebe o Minas.
No quarto compromisso seguido como visitante no returno do NBB, o time caxiense teve um primeiro tempo de altos e baixos. Logo de cara, com duas cestas de Arthur Bernardi do perímetro, abriu 6 a 0 no placar. Porém, a partir daí, sem conseguir encaixar a marcação ou repetir a eficiência ofensiva, com menos de 25% de aproveitamento, viu os donos da casa virarem o jogo e abrirem vantagem. Ao final do período, 24 a 11 para o Pato.
O time paranaense manteve o ritmo no começo da segunda parcial e chegou a levar a diferença para 17 pontos. A resposta veio com dois ataque convertidos de Diego, reduzindo a desvantagem para 11, com pouco mais de três minutos do quarto. O ala/pivô continuou sendo a principal referência ofensiva da equipe caxiense, marcando 16 pontos no primeiro tempo. Porém, o time acabou não conseguindo manter o mesmo ritmo na recuperação. Com uma nova arrancada na reta final da parcial, o Pato fez 22 a 18 no período e foi para o intervalo vencendo por 46 a 29.
No terceiro quarto, a situação se repetiu. O Caxias Basquete até esboçou uma reação e diminuiu a distância para o rival para 10 pontos. Só que a resposta do Pato foi, novamente, eficiente. Com um aproveitamento muito melhor nos chutes de três pontos, o time paranaense voltou a ter o domínio das ações e fez 20 a 16 na parcial, com 66 a 45 no total.
No quarto derradeiro, a derrota já estava praticamente decretada, mas o Caxias voltou disposto a reduzir a vantagem e fez 10 a 2 nos três primeiros minutos. A partir daí, o Pato fez o mínimo para evitar uma reação maior para os visitantes, que foram mais agressivos no ataque. Mesmo com um 35 a 22 na parcial para o Caxias Basquete, a vitória ficou com os paranaenses: 88 a 80.