Com um ótimo aproveitamento nos arremessos de três pontos, o Caxias do Sul Basquete confirmou a terceira vitória seguida no NBB. Ontem à noite, a equipe derrotou o Brasília, por 88 a 78, no Ginásio BRB Nilson Nelson, na capital federal.
Com o resultado, o Caxias alcança oito vitórias em 19 partidas. O próximo desafio do time caxiense será na segunda-feira, dia 6, às 19h30min, contra o Pato Basquete, no Paraná.
O início de jogo no Ginásio Nilson Nelson teve os donos da casa abrindo 9 a 0 nos dois primeiros minutos, aproveitando os contra-ataques em velocidade. Diminuindo os erros e com Deryk comandando o ataque e anotando sete pontos, o Caxias se recuperou na partida e equilibrou as ações. A partir das mudanças de lado a lado, o duelo ficou mais disputado, mas sem grande aproveitamento. Com uma participação decisiva de Humberto, a equipe gaúcha colou no placar e fechou o placar com apenas três de desvantagem: 20 a 17.
Na segunda parcial, com os dois times apostando nas jogadas dentro do garrafão, muitas faltas e poucos pontos. No quinto minuto, com um chute de três pontos de Arthur, o jogo ficou empatado em 26 a 26. Só que desperdiçando uma série de lances livres, o Caxias não conseguia abrir vantagem. Ficou na frente, levou a virada, mas, com duas cestas de três, de Arthur e Humberto, foi para o intervalo na frente: 38 a 37.
O terceiro período foi marcado por grandes corridas dos dois times na pontuação. O Caxias começou melhor, com grande participação de Humberto, e chegou a abrir oito pontos, com 48 a 40. O Brasília respondeu, com Gemadinha e Douglas Nunes, empatando a partida em 50 pontos.
Só que aí foi a vez de Arthur Bernardi tomar o protagonismo do jogo. Com oito pontos no período, ele comandou o ataque caxiense e ajudou o time a garantir a vantagem no final do período: 66 a 59.
Nos 10 minutos derradeiros, Pierotti e Pedro acertaram uma bola de três cada e deixaram a vantagem em 13 pontos. O Brasília tentou reagir e explorou muito a força física para reduzir a diferença para sete.
Nos quatro minutos finais, com uma série de erros, o Caxias recolocou o Brasília no jogo. Porém, na hora da decisão, Humberto reapareceu, com outra bola de três determinante para o resultado final: 88 a 78.
Humberto foi o cestinha com 21 pontos. Arthur, com 19, e Deryk, com 15, foram outros destaques do time.