O Caxias Basquete voltou a vencer no NBB. No clássico gaúcho que abriu o returno da competição para as duas equipes, o time caxiense derrotou o União Corinthians por 74 a 72, em Santa Cruz do Sul, na noite desta terça-feira (17). Humberto, com 18 pontos, e Deryk, com 15, foram os cestinhas da equipe visitante.
Foi o sexto triunfo do Caxias na competição, encerrando uma sequência de sete derrotas consecutivas. A próxima partida da equipe caxiense será no dia 30, contra o Cerrado-DF, fora de casa.
Em um confronto direto, cheio de rivalidade e muito importante para as pretensões dos dois times na competição, o equilíbrio deu o tom da partida. No primeiro quarto, as duas equipes se alternaram na liderança. O time da casa fechou a parcial na frente: 24 a 22.
Rodando praticamente todo o grupo e com Deryk, Humberto e Arthur sendo os mais efetivos no ataque, o Caxias Basquete voltou a liderar no segundo quarto. Mesmo com o baixo aproveitamento de lado a lado, os 16 a 11 no placar garantiram três pontos de diferença para a equipe de Rodrigo Barbosa no intervalo: 38 a 35.
Na volta para o terceiro quarto, os altos e baixos de lado a lado continuaram. O Caxias Basquete ampliou a vantagem para cinco pontos, mas logo o União Corinthians respondeu, em uma sequência de acertos do perímetro. Mais eficiente no ataque, o time da casa fez 20 a 16 no período e foi para os 10 minutos finais na frente: 55 a 54.
No quarto decisivo, logo de cara, o Caxias voltou a tomar a dianteira, anotando 8 a 2 nos cinco primeiros minutos. Mas o jogo foi com sofrimento até os minutos finais. Em um confronto de muita disputa física, a equipe caxiense soube controlar as ações e venceu pela segunda vez o rival gaúcho no NBB, com 74 a 72 no placar.