O Caxias do Sul Basquete entrou em quadra diante do campeão Sul-Americano, o Bauru. E a noite de sexta-feira (6) reservou fortes emoções aos torcedores presentes no Ginásio do Sesi. A equipe de Rodrigo Barbosa precisava acabar com a série de seis derrotas consecutivas no encerramento do turno pelo Novo Basquete Brasil. Num jogo muito equilibrado, cheio de reviravoltas, o quarto período mais efetivo deu a vitória para a equipe paulista por 74 a 61.
O primeiro tempo começou disputado, ponto a ponto. Com Pedro Mendonça e Felipe protagonizando um duelo à parte. Pelo Caxias Basquete, Pedro fez sete pontos. Do outro lado o Bauru tinha Felipe como cestinha com seis pontos. Depois de um equilíbrio inicial, o time da Serra voltou a cometer erros simples e teve dificuldades de infiltrar o garrafão. Com melhor aproveitamento ofensivo, os paulistas venceram por 20 a 15.
No segundo quarto, o Caxias Basquete voltou pra cima da marcação adversária e chegou a diminuir a diferença em lances livres de Arthur. O time de Rodrigo Barbosa, em determinados momentos adiantou a marcação. O aproveitamento em lances livres seguiu efetivo com Pedro anotando dois pontos seguidos. Até a metade do período, a diferença se manteve em um ponto para o Bauru. No final, Diego acertou a enterrada para deixar tudo igual 33 a 33.
O terceiro período não poderia começar melhor para o time caxiense. Pedro acertou arremesso de três, dando indícios de que o time poderia ser mais efetivo no jogo. Os donos da casa passaram a frente no placar, logo no primeiro minuto, mas o jogo seguiu equilibrado. Menos tensa, a equipe de Caxias tinha ótimo aproveitamento em lances livres e com Pedro, levantou os 1.212 torcedores presentes no Ginásio do Sesi.
E a ansiedade, que tanto prejudicou o Caxias Basquete nos último jogos, mudou de lado. O Bauru passou a cometer erros simples e abusou de lances livres desperdiçados, como os dois seguidos de Larry. No final do terceiro quarto, o time da Serra abriu pequena vantagem de 55 a 51.
Quando tudo parecia encaminhado para uma grande vitória, no último período o nervosismo acabou gerando um número excessivo de faltas e o Caxias Basquete viu os paulistas virarem o placar. Por diversas vezes, a arbitragem teve que intervir na partida pelo excesso de reclamações dos caxienses. Mesmo a equipe paulista pecando em muitas finalizações, Alex foi o destaque. O cestinha do jogo marcou 18 pontos. Os donos da casa foram piores nos arremates e tiveram que amargar a sétima derrota consecutiva no NBB por 74 a 61.
O time de Rodrigo Barbosa tem cinco vitórias e 11 derrotas no NBB. Sem chances de chegar ao Super 8, o Caxias Basquete voltará a jogar somente no dia 17 diante do União Corinthians.