Chegou o momento da retomada. Não apenas pela mudança de turno da competição, mas para recuperar a competitividade dentro do NBB e reencontrar o caminho das vitórias. O Caxias do Sul Basquete enfrenta hoje o União Corinthians, às 19h30min, no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul, na décima sétima partida das equipes na liga.
A abertura do returno vale a reabilitação da equipe caxiense, que não vence há sete jogos. O rival gaúcho também não vive o seu melhor momento e conseguiu apenas dois triunfos nas 10 últimas partidas. Na tabela, o Caxias é o 12º, com cinco vitórias, enquanto o União é o 16º, com três. Os 12 primeiros avançam aos playoffs ao final da primeira fase.
Para o Caxias Basquete foram 10 dias de treinamentos intensos desde a derrota para o Bauru, por 74 a 61, no Ginásio do Sesi. O objetivo é claro: retomar a confiança e a energia em quadra do início da competição. Nas nove primeiras rodadas, o time caxiense tinha uma campanha de cinco vitórias e quatro derrotas. O mais curioso é que o ponto de desequilíbrio ocorreu na 10ª partida, justamente diante do invicto Franca, no interior paulista quando o Caxias teve grande atuação, esteve muito perto de vencer o rival e só foi derrotado com uma cesta no último segundo. A partir daí, foram sete confrontos perdidos em sequência na competição, sendo quatro como mandante.
– Foi importante essa parada depois do primeiro turno. As derrotas foram ruins, doídas. Dentro da projeção a gente contava com resultados positivos contra o Pato, em casa, e o Fortaleza, fora. E aí, quem sabe, mais uma, contra São José, Pinheiros, Corinthians ou até Bauru. Ficamos a uns dois jogos daquilo que projetamos, mas é claro que a sequência de derrotas é muito ruim – avalia o técnico Rodrigo Barbosa, citando os pontos de evolução para a retomada do campeonato:
– Esses dias para treinar nos ajudaram a melhorar a condição física, a adaptar algumas questões táticas e, obviamente, tudo isso interfere na questão psicológica dos jogadores para que eles possam retomar aquela capacidade que mostramos no início e buscar as vitórias que imaginamos serem possíveis agora no segundo turno.
SEQUÊNCIA IMPORTANTE
Segundo o treinador, não existe uma projeção de vitórias necessárias para garantir uma vaga nos playoffs do NBB. O pensamento será jogo a jogo. Porém, a sequência de duelos fora de casa e contra rivais diretos, na abertura do segundo turno faz com que a equipe tenha uma atenção redobrada para esses enfrentamentos.
Após o duelo gaúcho desta noite, o Caxias vai encarar Cerrado (dia 30), Brasília (2 de fevereiro) e Pato basquete (6 de fevereiro).
– Entendemos que o campeonato é equilibrado, alguns times estão mais atrás, outros bem à frente. Agora temos uma série de jogos fora de casa, primeiro em Santa Cruz do Sul e, depois de um intervalo, mais duas partidas em Brasília. É claro que queremos uma vitória, até para a moral do grupo e pensando jogo a jogo, dentro do objetivo de classificar aos playoffs. No segundo turno temos mais jogos fora do que em casa. Então é importante buscar resultados como visitante, nesses confrontos diretos, para que a gente cresça na tabela e possa se aproximar dos oito primeiros – destaca Barbosa.
O clássico gaúcho no NBB não terá transmissão por imagem. O acompanhamento pode ser feito pelo minuto a minuto do site da Liga Nacional de Basquete.