Os ventos que sopram pelos lados do Estádio Centenário trouxeram boas notícias para o técnico Thiago Carvalho. Afinal, o Caxias fincou os pés no G4 do Gauchão 2023 e passou a contar com reforços importantes para a reta final da competição.
São jogadores que estavam no próprio terreno, mas que se recuperavam de lesões. Na volta, o meia Peninha foi um dos destaques na vitória sobre o São Luiz, domingo (12). O jogador recuperou-se de um edema na coxa que o tirou dos gramados desde a segunda rodada do Estadual, no empate em 1 a 1 com o São José, em Porto Alegre.
De volta ao time titular contra o São Luiz, o meia se movimentou, trocou passes, armou jogadas e fez um golaço, que deu a virada para à equipe grená, no começo do segundo tempo.
— Foi um período difícil. Eu estava machucado e só podia assistir os jogos, o que é mais difícil ainda. Foi uma lesão bem chata, mas a recuperação foi rápida, estou perto dos 100%. Não tive muitos treinos, por isso estou sem ritmo, mas o jogo foi bom pra gente ir pegando aos poucos. O importante foi que voltei e não senti nada — revelou Peninha.
Diante de um adversário fechado, o camisa 10 foi peça determinante para que a equipe derrubasse a forte retranca do time de Ijuí.
— Foi bom pra testar o nosso time também, mas acho que a gente conseguiu rodar a bola no campo de ataque. Como foi um jogo muito fechado, não tivemos muitas chances, então temos que aproveitar. Não tem jogo fácil. A nossa intenção é ir melhorando a cada jogo pra gente conseguir o quanto antes a classificação para as semifinais — destacou o meia.
Quem também retornou ao time foi o lateral-esquerdo Dudu Mandai. O atleta até foi opção no banco de reservas no empate em 2 a 2 diante do Inter, no Beira-Rio, na rodada anterior, mas não entrou na partida. Estreante no Gauchão, Dudu recuperou-se de uma contratura muscular na panturrilha e teve uma atuação segura contra o São Luiz.
— O sentimento não podia ser melhor. Estrear com a camisa do Caxias e com uma vitória. Eu e o Jonathan nos damos muito bem. A briga por posição é sadia. Um apoia muito o outro. Foi assim quando ele estava jogando. Assim como o apoio dele pra mim nessa partida, então o objetivo principal é sempre a vitória do Caxias — apontou Mandai.
Em quarto lugar no Gauchão com 12 pontos, o Caxias encorpa o elenco justamente na reta final da competição. Restam quatro jogos para a equipe encaminhar uma das vagas para as semifinais e para a Copa do Brasil de 2024. Com os reforços, o técnico Thiago Carvalho terá mais opções para rodar o elenco.
— É importante porque a gente precisa manter o nível de jogo. Os atletas entram na maioria das vezes pra resolver, então a resposta vem sendo muito legal. Eu vou ganhando opções, características diferentes e vou usando da melhor maneira possível. O próprio Bustamante jogou algumas partidas como titular e hoje eu preferi deixar ele no banco, e ele entrou muito bem de novo. O grupo está ficando forte e, cada um respeitando o momento do outro companheiro, pra mim isso faz o Caxias ser forte, não adiante ter só 11 — destacou o treinador.
O próximo desafio grená é na quinta-feira (16), às 21h, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.