Diante de um rival que só se preocupou em marcar, inclusive quando estava em desvantagem, o Caxias mostrou força e, de virada, garantiu a terceira vitória seguida como mandante no Gauchão. O resultado faz a equipe abrir margem na disputa por uma vaga nas semifinais, além de mostrar uma evolução significativa do time em campo.
Mesmo com o susto no início e o gol dos visitantes, o Caxias soube ter paciência para trabalhar a bola, encontrou espaços e poderia ter feito até um placar mais dilatado. A volta de Peninha trouxe uma qualidade extra para o time de Thiago Carvalho. Com ele em campo, o sistema ofensivo ganha em movimentação e possibilidades de finalização. O segundo gol, anotado pelo meia, é mais uma demonstração da sua capacidade de resolver uma jogada em uma espaço curto.
Outro destaque vai para o volante Marlon, que tomou conta da posição e ganhou pontos com Thiago Carvalho pela versatilidade e dinâmica apresentada ao lado de Vini Guedes. Dudu Mandai ganhou a sua primeira chance após voltar de lesão e deu boa contribuição pelo lado esquerdo. Mesmo mexido, o time grená não perde a sua identidade.
Ainda falta um pouco mais de Diego Rosa e Eron, mas o Caxias, que oscilava muito nos jogos anteriores, fez uma partida um pouco mais regular. Controlou o adversário, soube ter calma para quebrar a marcação adversária e, principalmente, encontrou o caminho das redes nos momentos oportunos.
Com 12 pontos e a ampliação da invencibilidade na competição — só perdeu na estreia para o Grêmio —, o Caxias ganha corpo para a reta final da primeira fase.