O Caxias tem seus objetivos bem definidos para a temporada de 2023. O primeiro deles é ser campeão do interior no Gauchão e estar entre os quatro semifinalistas do estadual. Depois, o grande sonho da temporada, subir à Série C do Brasileirão. Nos últimos dois anos, o grená parou em Natal-RN, contra o ABC e o América. Inclusive, o presidente Mário Werlang quer apenas o acesso, ele almeja ser campeão da Série D 2023. Para isto, a direção aumentou em 20% o orçamento da atual temporada e trouxe jogadores de séries superiores, com bagagem para compor o elenco.
O calendário do futebol gaúcho ainda proporciona aos clubes a possibilidade de jogar a Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A competição destina uma vaga na Copa do Brasil, que pode ser até duas, pois o Rio Grande do Sul ganhou mais uma na reformulação feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A última vez que o Caxias disputou o torneio nacional foi em 2021 contra o Fortaleza. A Copa do Brasil destina uma cota pela primeira fase de quase R$ 600 mil, valor que faz falta no caixa grená. Atualmente, três vagas à Copa do Brasil são destinadas pelo Gauchão. Contudo, no planejamento atual a direção já bateu o martelo sobre disputar ou não a Copa FGF.
— Como nós fizemos nos últimos dois anos, não vamos disputar a Copa da Federação Gaúcha neste ano. Pelo calendário que temos é inviável. Não disputamos em 2022 e não vamos em 2023, pois temos o Campeonato Gaúcho e uma competição que vai até outubro (Série D). Queremos estar na final da Série D e queremos ser campeões. A copinha está fora dos nossos planos — revelou o presidente Mário Werlang.
Pelo calendário divulgado pela FGF, a Copinha irá começar no dia 8 de junho e o campeão será conhecido no dia 26 de outubro. Caso o Caxias confirmasse presença no torneio, teria que dividir as atenções com a Série D, ainda mais chegando na fase do mata-mata e precisaria assim de um elenco maior. O grená conta com um grupo mais enxuto neste começo de temporada. São 27 atletas para a disputa do Gauchão. Os esforços estão todos concentrados no Gauchão e Série D.
A última participação grená em Copas da Federação foi em 2019 na Copa Verardi. Na ocasião, o Caxias chegou às semifinais e perdeu a vaga na grande final para o Pelotas. O Caxias foi derrotado no Estádio Centenário, no jogo de ida, por 1 a 0 e empatou, na Boca do Lobo, em 1 a 0. O Lobão foi o campeão da edição 2019.