O Caxias começa 2023 com o mesmo objetivo de 2022, mas as ações para não repetir a história do ano passado são diferentes. Buscando ser campeão do interior no Gauchão e o título da Série D, a direção do Caxias aumentou o investimento no futebol. Conforme o presidente Mário Werlang, o clube está com orçamento 20% maior no futebol. Foi desta forma que o Caxias conseguiu contratar jogadores de divisões superiores e com bagagem no cenário nacional, como o volante Marciel, bicampeão brasileiro com Corinthians.
O novo presidente assumiu o comando grená por duas temporadas. Ao final do mandato, além de colocar o clube em uma série superior do cenário nacional, Werlang responde qual legado pretende deixar no clube.
— Nós projetamos, na nossa gestão da atual diretoria, junto com os meus vices, deixar um legado de organização para o Caxias. Na questão financeira, jurídica e patrimonial. Queremos deixar o Caxias organizado para o futuro. Hoje, o futebol está exigindo isso, que trabalhe como uma empresa — afirmou o presidente do Caxias.
Calcanhar de aquiles do Caxias, a direção tem bem claro o diagnóstico do que faltou para conseguir o acesso contra o América-RN, na Arena das Dunas, na temporada passada. Além da falta de jogadores com bagagem e com perfil vencedor, o clube admite que a troca de treinadores também prejudicou. O ano começou com Rogério Zimmermann, passou por Luan Carlos e terminou com Thiago Carvalho.
— Tivemos três trocas de técnicos e isso prejudicou muito o trabalho e chegamos no final, fomos longe, mas no último jogo chegamos sem essa estrutura mental necessária para suportar aquela pressão de um estádio com mais de 30 mil pessoas e entregamos a partida no final. Isso tenho certeza que nosso grupo estará mais preparado e experiente para passar por esse tipo de situação — avaliou Mário Werlang.
Confira os principais pontos da entrevista
O QUE O TORCEDOR PODERÁ ESPERAR PARA 2023?
— Torcedor pode esperar do Caxias o máximo empenho da diretoria, que foi na montagem do time e empenho de toda direção técnica para fazermos um belo Gauchão e também subirmos na Série D que é nosso objetivo principal.
PERFIL DO ELENCO
— Nós fechamos o elenco ainda em 2022, estamos com 27 jogadores e esse elenco foi montado exatamente pensando em ter um perfil mais vencedor. Um misto de jogadores com mais experiência e jovens. Acho que nós conseguimos isso na montagem. Trouxemos jogadores que atuaram nas Séries A, B e C e junto com esses mais jovens, acho que não vai acontecer o que ocorreu em 2022 que no último momento perdemos a chance de subir de série no detalhe. Esse detalhe é, às vezes, em função da preparação e experiência do jogador nesses últimos momentos de saber segurar a bola, que o nosso time no ano passado teve alguns percalços na formação.
INVESTIMENTO NO FUTEBOL
— Para trazer esses atletas de séries superiores nós tivemos que ampliar o nosso gasto no departamento de futebol. Este ano, estamos ampliando em 20% o nosso investimento, fizemos um esforço extra com toda direção para dar todas as condições para o nosso técnico para não acontecer o que aconteceu no ano passado. Temos que subir esse ano e demos todas as condições.
PRÉ-TEMPORADA
— Estamos treinando desde meados de novembro. Uma preparação de 60 dias e isso aumenta custo. Na prática estamos pagando um mês a mais. A partir do momento que chegam no clube já estão recebendo com custo de alimentação e hospedagem também. É um mês a mais que da um valor expressivo no mês no Caxias. Não estamos medindo esforços para chegarmos bem no Gauchão e se possível fazer o mínimo de ajuste possível para a Série D.
GESTÃO E SAF
— Queremos o Caxias organizado como uma empresa. O Caxias está já muito bem organizado, pegamos com uma organização razoável, nos últimos anos foi feito um trabalho muito bom, mas queremos mais. Queremos deixar o Caxias como uma empresa funcionando de forma profissional. Hoje, o Caxias não pensa em SAF, mas no futuro quem sabe, se houver essa oportunidade o clube estará bem organizado.
ESTREIA CONTRA GRÊMIO
— Infelizmente ainda não temos a data, faltando menos de 20 dias para estreia. Isso para nós dificulta um pouco, a organização do jogo em si, mas a estreia contra o Grêmio é boa. Gostamos de grandes desafios e o Grêmio vindo com jogador de renome internacional, seleção uruguaia e isso trás mais público para o estádio. Enfrentar o Grêmio, com estádio cheio dos dois lados, é melhor. Começar o campeonato com jogo desta importância é muito bom
META NO GAUCHÃO
— A meta do Caxias no Gauchão é ser campeão do interior e acessar o quadrangular final. Isso nos dá uma condição melhor par ao ano que vem, com vaga na Série D e Copa do Brasil. Além do mata-mata garantir mais renda para o clube, com mais um jogo em casa. Isso para nós é interessante. Nosso objetivo no Campeonato gaúcho é ficar entre os quatro
CATEGORIAS DE BASE
— Essa é a pergunta que nunca conseguimos responder. Estamos em andamento com um investidos para mudanças na nossa categoria de base, profissionalizar e deixar de ser escolinha para ser um categoria completa. Mas ainda estamos aguardando o projeto final. Por enquanto segue no mesmo pé a situação, não tem novidade.