A pré-temporada da ACBF teve seu início, de forma oficial, na manhã desta quarta-feira (18). Na reapresentação do grupo, a direção e a comissão técnica, representada pelo técnico André Bié, recém contratado, concederam entrevista coletiva na sala de imprensa do Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa.
No discurso de apresentação, os profissionais foram unânimes em reforçar a necessidade da ACBF voltar ao caminho dos títulos, principalmente da Liga Nacional de Futsal (LNF), que a equipe não conquista desde 2015. Além da competição nacional, o time de Carlos Barbosa disputará, em 2023, a Copa Gramado e o Gauchão, vencido pela equipe laranja no ano passado.
— Nós, às vezes, enquanto diretoria, não temos muita noção da força que a ACBF tem porque é uma coisa do cotidiano. Mas os atletas que jogam ou jogaram aqui sabem o peso dessa camisa. Temos um compromisso com a vitória. Aqui, nós queremos ganhar todos os campeonatos. Querer mais está na filosofia e no DNA da ACBF. Temos certeza de que vamos ter um ano vitorioso e vamos colocar a ACBF de volta ao topo — afirmou o vice-presidente Evandro Zibetti.
Contratado ainda em 2022, após a eliminação na Liga Nacional, que culminou na demissão de Edgar Baldasso, o técnico André Bié inicia, definitivamente, os trabalhos no comando da ACBF. Antes de assumir a equipe laranja, o treinador estava no Chonburi Blue Wave, da Tailândia.
— Agradeço pela oportunidade de estar realizando um sonho de garoto. Tenho um respeito e uma admiração muito grandes por essa instituição. Estar aqui faz com que os meus olhos brilhem, e transportar isso para dentro da quadra vai ser magnífico. Vou cobrar participação, engajamento e brilho no olhar. Estamos aqui para realizar coisas grandes. A instituição pede isso, pede coisas grandes — disse Bié.
Para 2023, a ACBF conta com outros quatro reforços além do novo treinador. O clube contratou, até então, os fixos Daniel Ferreira (ex-Joinville) e Willian Peru (ex-Jimbee Cartagena, da Espanha), e os pivôs Guilherme Reis (ex-Atlântico) e Dill (ex-Blumenau). Além das novidades, nove jogadores da temporada passada permanecem em Carlos Barbosa: Os goleiros Ryan e Pedro Bianchini, o fixo Fernando, os alas Pedro Rei, Mithyuê, Pedrinho, Murilo e Bruno Iacovino e o pivô Roni.
— A gente começou a montagem do elenco na metade do ano passado. O Bié trouxe dois atletas (Willian Peru e Dill), mas ele conhece a maioria dos jogadores. Tenho certeza que os atletas vão se dedicar ao máximo para pegar o estilo de jogo do Bié, já que a gente vinha de uma maneira de atuar desde 2014, com o Marquinhos Xavier e, depois, com o Edgar Baldasso. Agora, chega o Bié com uma filosofia diferente, e esperamos que os atletas possam, o mais rápido possível, entender essa maneira de jogo e que eles consigam os êxitos — comentou o supervisor Wolnei Caio.
— Quando eu acertei com a ACBF, a equipe já estava 80% montada. Dill e Willian Peru foram as contratações que eu participei. O Peru é um fixo que sempre acompanhei a carreira. Sei que ele é muito profissional e intenso, isso é uma característica que não abro mão. Já o Dill é um atleta forte e competitivo ao extremo, que pode nos ajudar na sustentação da posse de bola, que é o jogo que eu acredito. E o grupo que ficou é muito qualificado. Acredito muito no potencial da equipe porque eu os conheço — declarou o técnico André Bié.
ELENCO DA ACBF PARA 2023
Goleiros
Pedro Bianchini e Ryan
Fixos
Fernando, Daniel Ferreira e Willian Peru
Alas
Pedro Rei, Mithyuê, Murilo, Pedrinho, Bruno Iacovino e Léo Gil (promovido da base)
Pivôs
Gui Reis, Dill e Roni