A ACBF tem mudança no comando técnico da equipe. Edgar Baldasso não é mais treinador do time Laranja. Segundo comunicado do clube, a decisão foi tomada em comum acordo entre as partes. O auxiliar-técnico Sandro Júnior assume interinamente na reta final da Liga Gaúcha. A direção trabalha na contratação de um novo comandante.
— Estamos buscando outro nome sim. O Cassiano Klein, do Cascavel, está com contrato renovado por dois anos, mas estamos atrás de outro nome. Tem duas ou três possibilidades. Primeiro, conversamos com o Edgar por respeito. Agora, vamos em busca de outro nome. Pode definir rápido ou demorar. Vander Iacovino, Marquinhos Xavier, André Bié são nomes muito bons. Podem surgir mais nomes. Esses são alguns que estamos ventilando — disse o presidente Luir Marciano Sheibel, da ACBF, em entrevista à Rádio Estação FM.
Edgar Baldasso foi efetivado como técnico para a temporada de 2020, após a saída de Marquinhos Xavier que passou a se dedicar exclusivamente à Seleção Brasileiro. No comando do time Laranja, Edgar teve 174 jogos, com 114 vitórias, 40 empates e 20 derrotas. Um aproveitamento superior a 73%. O treinador ex-ACBF conquistou o Campeonato Gaúcho em 2020, os vice-campeonatos da Libertadores da América e do Gauchão na última temporada e o terceiro lugar na Liga Nacional.
O jejum da ACBF sem ganhar a competição nacional pesou para a saída do treinador. Com Edgar Baldasso, no primeiro ano, eliminação nas quartas de final para o vice-campeão Corinthians. No ano passado, chegou até às semifinais mas caiu para o campeão Cascavel. Agora, deixou escapar a vaga em casa para o Jaraguá. A ACBF não conquista a Liga Nacional desde 2015.
Edgar Baldasso foi jogador da base da ACBF, professor das Escolinhas até ser promovido a coordenador das categorias de base, além de técnico do sub-17 e por último do Sub-20. Em 2015, quando a ACBF passou por uma reformulação na comissão técnica, Edgar Baldasso acumulou a função de auxiliar-técnico e treinador do Sub-20. No final de 2019, assumiu a equipe principal com a saída de Marquinhos Xavier.
Para a ACBF, nesta temporada, resta a Liga Gaúcha. O time laranja largou na frente na decisão pelas oitavas de final. Em Lajeado, diante da ALAF, a equipe venceu por 2 a 1, com gols do fixo Fernando e do ala Pedro Rei. O jogo de volta será quarta-feira (26), às 19h, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa. O auxiliar-técnico Sandro Júnior comanda a equipe.