A ACBF largou na frente na decisão pelas oitavas de final do Gauchão 2022 de Futsal. Atuando em Lajeado, diante da ALAF, a equipe laranja venceu por 2 a 1, com gols do fixo Fernando e do ala Pedro Rei. O time da Serra abriu 2 a 0 ainda nos primeiros 4 minutos de jogo, mas viu os donos da casa diminuírem na etapa final e contou com um milagre do goleiro Pedro Bianchini nos segundos finais para garantir a vitória.
Aos 3min de jogo, Pedro Rei cobrou escanteio para Fernando, que finalizou rasteiro, de longe, para abrir o placar no ginásio da Univates. Imediatamente após, Pedro Rei interceptou um passe e partiu para o contra-ataque, sozinho, para marcar o segundo gol da Laranja no jogo.
Restando apenas 2min42s, a ALAF diminuiu o placar com Cristiano Gaúcho e deu números finais à partida. O jogo marcou o retorno do ala Mithyuê, que se recuperou de uma lesão na panturrilha esquerda. O jogador da ACBF ficou afastado das quadras por um mês.
O técnico Edgar Baldasso utilizou todos os jogadores disponíveis, já visando o confronto do próximo sábado (15), às 19h, contra o Jaraguá, pelas quartas de final da Liga Nacional (LNF).
— A primeira ideia era equilibrar os volumes. Esse é o primeiro ponto importante para o jogo de sábado: Não gerar desgaste excessivo em ninguém. Vimos alguns atletas aproveitarem bem a oportunidade, entendendo bem aquilo que o jogo necessitava — declarou.
O jogo de volta entre as equipes pelo estadual ainda não tem data definida. O próximo compromisso da laranja será no sábado (15), às 19h, contra o Jaraguá, pelo jogo de volta das quartas de final da LNF, em Carlos Barbosa. Os ingressos para a partida já estão disponíveis e custam R$40.