A ACBF está fora da Liga Nacional de Futsal. Em um grande jogo, na noite deste sábado (15), em Carlos Barbosa, o time laranja acabou empatando com o Jaraguá em 2 a 2 e foi eliminado nas quartas de final da competição nacional, colocando fim ao sonho de conquistar um título que não vem desde 2015. A equipe catarinense vai enfrentar o Corinthians na semifinal.
Com a desvantagem por ter sido derrotada em Santa Catarina por 4 a 3, a equipe da casa iniciou o duelo mostrando imposição. Aos dois minutos, após roubada no meio da quadra, Murilo ficou cara a cara com Tiago, mas o chute foi interceptado na hora da finalização. O camisa 10 foi o substituto de Richard, lesionado, no quarteto titular e, ao lado de Pedro Rei, comandava as ações ofensivas. Por outro lado, o Jaraguá tentava desacelerar o duelo.
Mesmo com a troca do time que iniciou a partida, a ACBF seguiu pressionando e obrigou Tiago a fazer duas boas intervenções, em chegadas de Biel e Eder Lima. De tanto insistir, veio o gol. Aos nove, Eder fez o pivô e rolou para Bruno Iacovino finalizar firme de pé esquerdo. Biel ainda cruzou na frente de Tiago, atrapalhando o goleiro, que só viu a bola morrer na rede: 1 a 0 e gol do camisa 9.
Atrás do placar, o Jaraguá acordou na partida. E Pedro Bianchini precisou aparecer em duas finalizações de William, a segunda após uma saída de jogo errada de Fernando. Aos 12, em jogada bem trabalhada, Leco recebeu o chute cruzado e desviou para o gol, mas Bianchini, no reflexo, evitou o empate. Com o crescimento dos visitantes, Edgar Baldasso pediu tempo para reorganizar a ACBF em quadra.
Em um jogo igual, o Jaraguá voltou a assustar aos 14 minutos. Neto aproveitou o rebote de uma disputa no meio da quadra e soltou uma bomba de pé esquerdo. A bola explodiu na trave e saiu. A resposta da ACBF veio com Eder Lima, que fez lindo giro em William e bateu para grande defesa de Tiago. Ao final da primeira etapa, 1 a 0 para o time laranja.
TUDO IGUAL
A segunda etapa começou com o Jaraguá dando as cartas e chegando ao empate. Com menos de um minuto, Eka recebeu na ala direita e, mesmo sem ângulo, finalizou cruzado. A bola entrou no ângulo, entre Bianchini e a trave: 1 a 1.
A ACBF quase voltou a ficar à frente do placar no minuto seguinte. Em jogada veloz pelo lado direito, Roni cruzou rasteiro e Murilo, livre, bateu sobre o gol. Precisando vencer, a equipe de Edgar Baldasso voltou a tomar conta do jogo. Aos quatro, Fernando perdeu outro gol feito após passe de Pedro Rei. Aos seis, Eder Lima foi lançado nas costas da defesa e tentou duas vezes. Na primeira, Tiago fez a defesa. No rebote, o pivô tentou de letra, e o ex-goleiro da seleção salvou quase em cima da linha.
A pressão e o volume de jogo da equipe da casa foram insuficientes para voltar a ficar em vantagem antes dos 10 minutos do segundo tempo. Com uma marcação forte e atletas experientes que sabiam administrar o tempo, o Jaraguá conseguia administrar a partida. Com uma sequência de faltas de lado a lado, o jogo ficou mais nervoso. E, no momento em que a ACBF atacava, o time catarinense foi preciso no contra-ataque. Em três velocidade, William recebeu e deixou Eka livre pra empurrar pra rede: 2 a 1 Jaraguá.
A ACBF respondeu de imediato. Em cobrança de lateral, a bola desviou em Leco e tirou Tiago do lance: 2 a 2. O gol incendiou a torcida no ginásio e a equipe laranja recuperou a confiança. As reclamações em relação a arbitragem eram constantes e, quando restavam seis minutos, Felipe, do Jaraguá, foi expulso e deixou a equipe com um a menos. Porém, mesmo com a vantagem numérica, o time de Carlos Barbosa não conseguiu fazer o terceiro.
Com a igualdade de atletas em quadra, o treinador da ACBF apostou em Pedro Rei como goleiro-linha. Nas duas primeiras jogadas, Tiago salvou com duas grandes defesas. E foi o goleiro, diante do nervosismo do time da casa, o grande protagonista nos minutos finais, segurando o resultado e garantindo a classificação. Mais uma vez, a equipe de Carlos Barbosa se despediu da competição de forma precoce.