Em seis temporadas, pela quinta vez a ACBF foi eliminada nas quartas de final da Liga Nacional de Futsal. Dessa vez, o time de Carlos Barbosa parou no Jaraguá e adiou o objetivo de voltar a conquistar o título da competição, o que ocorreu pela última vez em 2015. Agora, o foco será no Gauchão, onde a equipe está nas oitavas de final e já venceu o jogo de ida contra a ALAF.
Depois de perder a partida de ida das quartas em Santa Catarina, o time do técnico Edgar Baldasso precisava vencer em casa, mas ficou no empate em 2 a 2. Mesmo com as melhores oportunidades e criando mais do que o adversário, o desempenho não foi o suficiente para avançar à fase semifinal.
— Acho que se aplica aquela máxima de quem não faz leva e o cavalo passa encilhado uma vez só, mas passou várias vezes. Tivemos um volume grande de oportunidades, mas não aproveitamos. Tomamos um gol espírita, que não sei onde a bola passou. O jogo passou pelas nossas mãos — avaliou Baldasso.
O treinador foi efetivado para a temporada de 2020. No primeiro ano, eliminação nas quartas de final para o vice-campeão Corinthians. No ano passado, chegou até às semifinais mas caiu para o campeão Cascavel. Agora, deixou escapar a vaga em casa para o Jaraguá. A ACBF não conquista a Liga Nacional desde 2015. A cada ano, a pressão por resultados aumenta ainda mais.
— Quanto à equipe, já tem algumas renovações, não tem muita margem para novas chegadas, talvez, duas ou três. De corpo técnico, a direção precisa avaliar desempenho e resultado. Isso é muito difícil nos dias de hoje. Quando tivemos jogos bons, tinha mais gente aqui comigo (dirigentes, na entrevista coletiva). Agora, na eliminação, tem um rosto e sou eu — avaliou Edgar Baldasso, que encerrou falando sobre o impacto da eliminação no seu trabalho:
— Sempre tem um peso. Nosso objetivo, além de criar uma boa condição de trabalho, jogando bem, é vencer nas competições. Nós tínhamos demonstrado ao longo da temporada, mesmo com os problemas, que tínhamos condições de ir em frente. Uma possível semifinal e final seriam em casa, por sermos a melhor campanha. Claro que vai impactar, porque dependemos de resultado para sequência de trabalho. Vamos avaliar o que aconteceu de bom e o que não aconteceu, e foco no Gauchão.
ACBF na Liga Nacional
2015 - Campeã
2016 – Eliminada nas oitavas de final para o Floripa Futsal
2017 – Eliminada nas quartas de final para o Foz Cataratas
2018 – Eliminada nas quartas de final para Copagril
2019 – Eliminada nas quartas de final para o Pato (campeão)
2020 – Eliminada nas quartas de final para o Corinthians (vice)
2021 – Eliminada na semifinal para o Cascavel (campeão)
2022 - Eliminada nas quartas de final para o Jaraguá